Siga o OTD

Judô

Brasil termina Aberto de Lima no topo do quadro de medalhas

Alexia Castilhos (70kg), Samanta Soares (78kg), e Lincoln Neves (82kg) conquistaram medalhas neste 2° dia do Aberto de Lima de judô

Alexia Castilhos medalhou para o Brasil no Aberto de judô em Lima (Foto: Divulgação/Di Feliciantonio Emanuele)
(Foto: Divulgação/Di Feliciantonio Emanuele)

Neste domingo, dia 22, a seleção brasileira de judô obteve mais um excelente desempenho no Aberto de Lima e conquistou mais três medalhas para o Brasil. Ao todo, neste segundo dia, foram duas conquistas de ouro e uma de prata. O campeonato corresponde à última etapa do circuito pan-americano da modalidade. Os destaques do dia ficaram com Alexia Castilhos (70kg) e Samanta Soares (78kg), que levaram o ouro na categoria feminina. Além disso, Lincoln Neves (81kg) também deixou sua marca conquistando a medalha de prata. Por fim, Ariana Silva (78kg) disputou a medalha de bronze, mas acabou perdendo para a canadense Coralie Godbout. Com esse resultado, o Brasil assumiu a lideranca no ranking de medalhas por país.

É importante mencionar que essa competição é a última a pontuar no ranking continental classificatório para os Jogos Pan-Americanos de Santiago. O Brasil já tem sua vaga garantida em todas as categorias para os Jogos Pan-Americanos, mas o torneio também é relevante para o ranking olímpico, mesmo que tenha a menor pontuação atribuída pela Federação Internacional de Judô (IJF).

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Categorias femininas

Alexia Castilhos, da categoria 70 quilos, enfrentou três adversários difíceis para conquistar a medalha de ouro. Entre esses combates, o primeiro deles foi contra a canadense Alexandria Lefort, de quem passou com tranquilidade. Após vencer a chave A, eliminou nas semifinais a mexicana Katia Castillo. Por fim, Alexia saiu vitoriosa da luta contra Yamin Alamin, dos Estados Unidos, conquistando o ouro para o Brasil.

Por outro lado, Samanta Soares foi direto para a semifinal dos 78 quilos após passar de “bye” na chaves C. Nas semis, a brasileira encontrou a compatriota Ariana Silva, quem derrotou para avançar para a final. Felizmente, Samanta venceu a cubana Kaliema Antomarchi e conquistou o segundo ouro do dia. Enquanto isso, Ariana Silva foi contra Coralie Godbout na disputa de bronze, mas acabou nao medalhando.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Categoria masculina

Já nas disputas masculinas, Lincoln Neves venceu duas lutas para pratear ao final da categoria 71 quilos. Após progredir para as semifinais, o judoca brasileiro derrotou Samuel Ayala, atleta mexicano que, mais tarde, conquistou a medalha de bronze na competição. Já na final, Lincoln encontrou o cubano Maikel Londres na disputa pela medalha de ouro. Infelizmente, o brasileiro foi derrotado, mas ainda assim conseguiu conquistar a medalha de prata para o Brasil.

Classificação para Paris 2024

O Aberto de Lima reuniu a participação de 118 atletas de 24 países distintos. Vale ressaltar que a conquista da medalha de ouro nesta competição concede 100 pontos no ranking mundial da IJF, o qual é utilizado como critério de classificação para os Jogos Olímpicos em Paris. Além disso, a medalha de ouro também proporciona 200 pontos no ranking pan-americano da CPJ, que é utilizado para determinar a classificação dos atletas para os Jogos Pan-Americanos em Santiago.

Após a realização do Pan-Americano de Judô em Guaiaquil e do Aberto da Bahia, no início do mês, o Brasil garantiu vagas em todas as categorias para os Jogos Pan-Americanos em Santiago. Por esse motivo, os principais judocas do Brasil não estão competindo em Lima, o que abre espaço para novos talentos despontarem na competição.

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Judô