Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil conquista sete medalhas em torneio de judô paralímpico

Hellen Machado medalhou para o Brasil em torneio de judô paralímpico na Finlândia
Hellen Machado (Foto: Alessandra Cabral/CPB)

O Brasil conquistou sete medalhas no Small Country Challenge, um torneio internacional de judô paralímpico, disputado em Lahti, na Finlândia. Foram três ouros, uma prata e três bronzes. Destaques para Hellen Machado (57kg J2), Kelly Barros (70kg J2) e Millena Freitas (70kg J1), que foram campeãs. A equipe brasileira teve média de idade de 18 anos.

Das medalhistas de ouro, Hellen Machado e Kelly Barros também subiram no pódio dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em Bogotá, na Colômbia, no último mês. Millena, que não esteve presente na capital colombiana, comemorou o desempenho na Finlândia. “Fiz quatro lutas e ganhei as quatro por ippon. Foi minha primeira competição internacional, achei que ficaria muito nervosa e não fiquei nem um pouco. Foi muito bom”, disse.

Além dos três ouros, o Brasil levou uma prata na disputa feminina do torneio, com Victória Batista, na categoria até 48kg da classe J1. A classe J1 destina-se para atletas cegos, enquanto a J2 para judocas com baixa visão. Entre os homens, Danilo Silva (73kg J1), Gabriel Rodrigues (60kg J1) e João Victor Santana (60kg J1) ficaram com o bronze. Por outro lado, Emerson Aguiar (73kg J1) não medalhou.

“O Brasil volta com sete medalhas. Todos os atletas tinham pouca experiência internacional e foram competitivos. Fizemos lutas duras e temos certeza de que eles aproveitarão bastante os treinamentos”, disse o técnico Tibério Maribondo, citando o campo de treinamento de judô paralímpico que acontecerá no local da competição nos próximos dias.

“Como o evento é destinado a atletas não ranqueados ou com poucos pontos no ranking, alguns países trouxeram atletas que já disputaram até Jogos Paralímpicos ou Mundiais, mas que não vêm tendo sucesso nas competições. Já dos nossos, quatro estão estreando em competição internacional”, frisou Tibério, por fim.

*De Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia