Siga o OTD

Judô

Ketleyn e Yudy chegam até as oitavas do Mundial de judô

Ketleyn Quadros e Eduardo Yudy venceram uma luta cada, mas caíram nas oitavas de final do Mundial, em Doha

Ketleyn Quadros enquanto se prepara para lutar no Mundial de judô
(Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF)

Mais quatro brasileiros entraram em ação no quarto dia do Mundial de judô, em Doha, no Catar, nesta quarta-feira (10). Ketleyn Quadros (63kg) e Eduardo Yudy foram quem obtiveram os melhores resultados, após vencerem uma luta e perderam nas oitavas de final. Gabriella Mantena (63kg) também ganhou um combate, enquanto Guilherme Schimidt (81kg) perdeu em sua estreia.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

+ Agenda e resultados dos brasileiros no Mundial de judô 2023
+ Quadro de medalhas do Mundial de judô 2023

Quarta colocada do ranking mundial da categoria até 63kg, Ketleyn Quadros ficou de bye na primeira rodada e fez sua estreia diante da portuguesa Barbara Timo (10ª). Em uma grande luta, Timo conseguiu um waza-ari logo no início, mas Ketleyn empatou com outro pouco tempo depois. O duelo foi para o golden score e, por lá, a brasileira projetou a adversária para ter um ippon.

Garantida nas oitavas de final, Ketleyn enfrentou a kosovar Laura Fazliu (11ª), vice-campeã europeia, e não apresentou o mesmo desempenho da luta anterior. A adversária foi dominante e conseguiu projetar a brasileira em duas oportunidades, conseguindo um waza-ari no início e outro no fim do combate.

Também na categoria até 63kg, Gabriella Mantena (35ª) venceu a sul-coreana Jijeong Kim em sua estreia, com um waza-ari obtido com menos de 20 segundos de luta. Já na segunda rodada, teve como adversária a canadense Catherine Beachemin-Pinard, vice-campeã mundial no ano passado e medalhista olímpica em Tóquio-2020. A brasileira fez um bom combate, mas perdeu por ippon, no golden score.

Disputa masculina

Eduardo Yudy projeta adversário (Foto: Gabriela Sabau/IJF)

Entre os homens, Eduardo Yudy estreou na segunda rodada, com vitória diante do cazaque Abylaikhan Zhubanazar (22º) e se garantiu nas oitavas. Ele, que é o número 43 do mundo, acabou superado pelo canadense Francois Gauthier Drapeu (10º), om dois waza-ari. Por fim, Guilherme Schimidt quarto do ranking, perdeu para o alemão Timo Cavelius (23º), com waza-ari no fim da luta.

Dessa forma, passados quatro dias de competição, o Brasil segue sem medalhas no Mundial de judô. Nove atletas já entraram em ação, sendo que o melhor desempenho foi o de Amanda Lima (48kg), que caiu nas quartas de final e terminou em sétimo lugar. Outros sete brasileiros entrarão em ação até sábado. Nesta quinta-feira (11), será a vez de Rafael Macedo (90kg) e Giovanni Ferreira (90kg) competirem.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Judô