Siga o OTD

Judô

Brasil perde para Coreia na prova por equipes do Mundial

Brasil perde para a Coreia do Sul por 4 a 3 nas oitavas de final da competição por equipes do Campeonato Mundial de Judô de 2022

Brasil x Coreia: Baby projeta atleta coreano durante combate
Rafael Silva luta contra coreano (Foto: IJF)

Nesta quinta-feira (13), terminou o Campeonato Mundial de Judô de 2022, disputado em Tashkent, no Uzbequistão. O último dia do evento teve a disputa por equipes, onde o Brasil fez um duelo parelho com a Coreia do Sul, mas acabou sendo eliminado nas oitavas de final.

+ Beatriz Souza vence 3 lutas e é vice-campeã mundial de judô

No primeiro combate da disputa, a campeã mundial Rafaela Silva (-57kg) subiu no tatame, mas acabou derrotada por Mimi Huh após receber três punições. Na sequência, o medalhista olímpico Daniel Cargnin (-73kg) projetou  Eunkyul Lee para conseguir um ippon e empatar o duelo.

O Brasil assumiu a liderança do confronto após a luta da -70kg, onde Maria Portela aplicou um belo golpe em Juyeon Lee para conseguir um ippon. Mas logo em seguida, Rafael Macedo (-90kg) perdeu no golden score para Juyeop Han e o duelo voltou a ficar empatado, agora em 2 a 2.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na quinta luta do duelo, Beatriz Souza (+70kg) conseguiu uma projeção sobre Hayun Kim que lhe daria o ippon, mas a arbitragem paralisou a luta porque a brasileira começou o golpe fora da área de combate. Kim depois conseguiu projetar Bia e imobilizá-la até conseguir o ippon. Rafael Silva, o Baby (+90kg) entrou para o último combate com a responsabilidade de conseguir o empate para o Brasil. E ele veio! Baby conseguiu um ippon contra Jonghoon Won e empatou a partida em 3 a 3.

Desempate

Para a luta de desempate do confronto, foi sorteada a categoria -70kg feminina. Maria Portela voltou ao tatame para tentar repetir o resultado do combate anterior contra Juyeon Lee. A brasileira estava bem na luta e conseguiu forçar dois shidos na adversária. Mas Lee surpreendeu Portela com um golpe, que foi marcado como waza-ari após revisão de vídeo pela arbitragem. Final de confronto: Coreia do Sul 4 x 3 Brasil.

Apesar da derrota precoce na disputa por equipes, o Brasil teve sua melhor campanha da história em um Campeonato Mundial de judô. Foram quatro medalhas, incluindo dois ouros, uma prata e um bronze. A delegação brasileira ficou atrás apenas do Japão que conseguiu seis ouros, quatro pratas e três bronze na competição.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Judô