Siga o OTD

Judô

Rochele Nunes perde luta pelo bronze e Brasil termina sem medalha em Tóquio

Terminou neste domingo o Grand Slam de Tóquio, no Japão. Com uma equipe formada em sua maioria por atletas jovens, o Brasil terminou a competição sem medalha. No último dia de competição quem teve chance foi Rochele Nunes na categoria acima de 78kg. A judoca foi derrotada na disputa pela medalha de bronze e terminou em quinto lugar, igualando a colocação obtida por Felipe Kitadai na sexta.

O Brasil entrou na disputa da categoria com duas judocas. Camlia Yamakawa perdeu logo no primeiro combate por ippon para a chinesa Xin Su em apenas oito segundos. Já Rochele Nunes caiu diante da sul-coreana Eun-Ju Lee por ippon em 2min34s de luta, mas foi para a respescagem, onde bateu a japonesa Nami Inamori por yuko e garantiu vaga na disputa pelo bronze.

Para ir ao pódio, Rochele Nunes teria que vencer outra atleta da casa. O confronto foi contra Kanae Yamabe, mas a brasileira levou quatro punições contra duas da japonesa e acabou derrotada por ippon em 3min41s de combate.

Na categoria até 90kg, Eduardo Bettoni conseguiu um wazzari para vencer na estreia Mihali Marchitan, dos Emirados Árabes, mas não conseguiu passar da segunda luta. O atleta de 26 anos foi derrotado por ippon pelo sérvio Aleksandar Kukolj.

Na disputa para judocas até 100kg, Leonardo Gonçalves se saiu bem na primeira luta ao vencer com um wazzari o mongol Khangal Odbaatar, mas perdeu por ippon, em seguida, para Ivan Remarenco, dos Emirados Árabes.

Na categoria acima de 100kg, João Cesarino Silva foi eliminado logo na estreia ao perder para o japonês Hyoga Ota por ippon. O algoz do brasileiro acabou ficando com a medalha de bronze no Grand Slam de Tóquio.

Domínio completo do Japão no Grand Slam de Tóquio

Ao final de três dias de competição, o Japão dominou completamente a disputa e terminou disparado na frente no quadro de medalhas. Ao todo, os donos da casa somaram 35 medalhas no Grand Slam de Tóquio. Foram dez de ouro, nove de prata e 16 de bronze.

Para se ter uma ideia da diferença do Japão para os outros países, a Rússia ficou em segundo lugar no quadro de medalhas com apenas quatro pódios: uma de ouro e três bronzes. Os donos da casa ganharam 10 das 14 medalhas de ouro colocadas em disputa no Grand Slam de Tóquio.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô