Siga o OTD

Judô

Instituto Reação em Cuiabá completa dois anos e comemora número de alunos

Cerca de 320 jovens participam do primeiro polo do Instituto Reação fora do Rio de Janeiro

Instituto Reação em Cuiabá completa dois anos com recorde de alunos judô
(Divulgação)

O primeiro polo do Instituto Reação fora do Rio de Janeiro completou dois anos. Mesmo com a pandemia do Covid-19 durante todo o período a instalação do projeto em Cuiabá conseguiu atrair um número de alunos acima do esperado para participar de suas atividades como aulas, equipe de competição, entre outras ações. Hoje, o polo de Três Barras conta com 320 jovens entre quatro e 19 anos.

“O esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social. Por meio dele, é possível ter uma vida mais leve, um dos princípios do BV. Para nós, é uma enorme satisfação acompanhar o desenvolvimento do Instituto Reação que tem levado os valores do esporte, do judô, para a sociedade”, afirma Tiago Soares, gerente executivo de Sustentabilidade e Patrocínios do banco BV.

Quando foi inaugurado, em março de 2020, a expectativa era que o local recebesse cerca de 200 alunos. Com mais de 150 m² de tatame e aulas gratuitas, a estrutura havia sido pensada para receber 270 crianças e adolescentes. Mas, mesmo com os empecilhos gerados pela pandemia, o Instituto teve enorme sucesso.

+ Brasil derrota Paraguai e se classifica para o Mundial Sub-17

O ex-judoca David Moura, embaixador e responsável pelo Instituto Reação de Cuiabá, lembrou da importância da comunidade para a consolidação do sonho de atender crianças e adolescentes.

“Apesar dos desafios que a pandemia nos trouxe aqui em Cuiabá, o Reação superou as nossas expectativas. Acredito que isso foi possível porque, além de termos um time sensacional, com pessoas engajadas com nossa missão, pudemos contar com o apoio de parceiros como o BV, o que nos permitiu chegar até aqui”, afirmou David.

Uma das iniciativas mais importantes no período foi a instalação de placas solares no Instituto Reação de Cuiabá, que tornou a estrutura do projeto autossustentável. Com o investimento, 95% da energia usada no Instituto passou a ser fornecida pelo sol, o que representou enorme economia para o empreendimento e permitiu um investimento ainda maior no atendimento às crianças.

E foi, de fato, um período de muitas realizações para o Instituto. Além do grande número de alunos recebidos, uma série de ações sociais rondaram os dois primeiros anos de vida do projeto. Primeiro, claro, com o próprio judô, que chegou a ter aula on-line junto com as presenciais para que pudesse alcançar ainda mais jovens.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os alunos também tiveram oportunidades únicas de educação e lazer. Houve visitas ao Museu de Pré-Historia e ao Sesc Arsenal Cuiabá. E a festa aconteceu em datas como o Dia das Crianças, celebrado com os alunos em um buffet infantil com lanche e lembrancinhas para todos os presentes.

Houve encontros específicos para as meninas, com os programas Reação com Elas e as edições sobre a prevenção à gravidez precoce. Foram ações sociais que se juntaram a eventos educacionais que rondaram diariamente o Instituto Reação ao longo dos últimos dois anos.

Por fim, a iniciativa conseguiu distribuir quase 2 mil cestas básicas, reforçando a importância social a todos que fazem parte da comunidade do Instituto Reação de Cuiabá.

Mais em Judô