Siga o OTD

Judô

Seletiva nacional Sub-18 e Sub-21 abrirá as competições de 2022

Seletiva Nacional Sub-18 e Sub-21 e judô acontecerá nos dias 03, 04, 05 e 06 de fevereiro, no SESI Osasco, em São Paulo, e deve reunir cerca de 800 atletas

Seletiva nacional Sub-18 e Sub-21 de judô
Divulgação CBJ

A espera acabou. Depois da pausa de dois anos em razão da pandemia, a Seletiva Nacional Sub-18 e Sub-21 e judô está de volta ao calendário oficial da Confederação Brasileira de Judô e será a primeira competição do judô brasileiro em 2022. As inscrições regulares encerraram-se nessa segunda-feira, 25, registrando 800 atletas de 140 clubes de diversos estados brasileiros. Eles lutarão nos dias 03, 04, 05 e 06 de fevereiro, no ginásio do SESI Piratininga-Osasco, em São Paulo.  

-Huertas marca 7 pontos e Tenerife larga bem nas oitavas

“A Seletiva Nacional Sub-18 e Sub-21 está marcando um novo início do processo de qualificação dos atletas brasileiros das categorias de transição depois de um período tão difícil imposto pela pandemia. O cenário do Covid-19 ainda requer bastante atenção, mas estamos tomando as medidas protetivas necessárias, incluindo a exigência da vacina. Finalizamos as inscrições regulares e teremos a presença de 800 atletas de 140 clubes brasileiros. Estamos muito felizes com este resultado que, com certeza, trará bons frutos para o judô brasileiro”, destaca Thiara Bertoli, gerente de Competições da CBJ. 

A programação completa já está disponível aqui.

O evento marca o recomeço do processo de formação das seleções Juvenil (Sub-18) e Júnior (Sub-21) que representarão o Brasil em competições internacionais neste ano, como as copas europeias, o Campeonato Pan-Americano e os Mundiais dessas classes. 

Por ser uma competição aberta, a Seletiva Nacional oferece uma grande oportunidade para quem quer começar a aparecer no cenário nacional e inicia o processo de transição das classes mais jovens para o sênior. Para muitos, o sonho olímpico começa aí. E a comissão técnica das equipes de transição do Brasil estará de olho nos novos talentos que aparecerão na Seletiva.  

“Nós voltamos em 2021 com o Brasileiro Sub-21 e agora, depois desse intervalo de dois anos de pandemia, estamos voltando com o Sub-18. Então, vai ser uma categoria de análise completamente nova. Os atletas dessa classe ainda terão a oportunidade de lutar a seletiva para os Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosário”, comenta Marcelo Theotonio, gerente das equipes de transição da CBJ. “Para o Júnior, com a antecipação do Mundial de outubro para agosto, nós tivemos encurtado o nosso tempo para preparação. E, por isso, foi muito importante conseguirmos fazer essa Seletiva agora, iniciando o processo que tem o Mundial como objetivo principal”.

Medidas protetivas contra a Covid-19  

Para que a competição aconteça da maneira mais segura possível para todos os participantes, a Comissão Médica da CBJ atualizou os protocolos de realização de eventos adequando as medidas protetivas contra a Covid-19 ao contexto atual da pandemia no Brasil. Dessa forma, nessa competição serão adotadas as seguintes medidas:  

– Os participantes deverão, obrigatoriamente, apresentar o Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19 atualizado (duas doses do esquema utilizado ou uma, no caso da Janssen, com data inferior aos últimos 6 meses) para ter acesso ao ginásio;

– Os atletas deverão apresentar o laudo com resultado negativo para Covid-19 do teste ANTÍGENO ou RT-PCR realizado no dia da pesagem oficial da sua classe de idade.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

– Os técnicos poderão entregar o resultado negativo para Covid-19 do teste ANTÍGENO ou RT-PCR realizado na chegada ao evento, desde que o tenham realizado na janela de 24 horas da sua apresentação.

– A arbitragem e a equipe de trabalho farão o teste no SESI, no acesso ao evento.

– Não será permitida a entrada de público. Somente os envolvidos diretamente com o evento poderão circular nos locais da competição.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Judô