Siga o OTD

Judô

Rafael Silva é prata, Altheman e Beatriz Souza bronze no GS de Tbilisi

No encerramento do Grand Slam, Baby perde final para georgiano por ippon e fica com o vice-campeonato

Rafael Silva Baby Judô pan-americano de judô
(Rafael Burza/CBJ)

Chuva de medalhas para o Brasil no último dia do Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia. O pesado Rafael Silva “Baby” terminou com o vice ao perder na final, enquanto Maria Suelen Altheman e Beatriz Souza venceram na luta pelo bronze.

Com o desempenho neste domingo (28), o judô brasileiro se despede do Grand Slam de Tbilisi com quatro medalhas. Destaque para o ouro de Maria Portela, conquistado no sábado (27), além da prata de Baby e os bronzes de Altheman e Bia.

Sem muito tempo para comemorar e lamentar, a seleção brasileira de judô já embarca para a Turquia, onde compete no Grand Slam de Antalya, que começa na próxima sexta-feira (2).

grand slam tbilisi judô baby, altheman bia souza
(Divulgação/CBJ)

Prateado

Atual número 10 do mundo, Baby chegou à Tbilisi como cabeça-de-chave número um do torneio e teve ótimo desempenho nas preliminares. Jogou e imobilizou Shockruh Bakhtiyorov, do Uzbequistão, nas oitavas-de-final, e não deu chances ao Georgiano Saba Inaneishvili, projetando o adversários duas vezes para anotar dois waza-ari (ippon).

Na semifinal, encarou um adversário mais experiente, o cubano Andy Granda, que ofereceu uma luta mais equilibrada com o gigante brasileiro. Mais agressivo e melhor na disputa de pegada, Rafael Silva forçou três punições a Granda e se garantiu na decisão com Gela Zaalishvili, jovem promessa da Geórgia.

Zaalishvili foi campeão mundial júnior e ouro no Grand Slam de Tel Aviv neste ano. A luta começou com muito estudo das duas partes. Sem muita atividade, ambos tomaram punições, mas isso não tornou as coisas mais movimentadas e a definição foi para o golden score.

Baby acabou tomando mais uma punição por falta de combatividade e foi para o tudo ou nada. Zaalishvili conseguiu inverter a posição e arremessou o gigante brasileiro. Um ippon dos mais bonitos da competição em Tbilisi.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Duplinha bronzeada

No feminino, por outro lado, Maria Suelen Altheman e Beatriz Souza foram para a disputa do bronze no peso pesado depois de perderem para a mesma chinesa, Shiyan Xu, que surpreendeu, chegou à final da categoria e terminou com o ouro. Suelen caiu nas quartas para Xu, enquanto Bia sofreu o revés na semifinal.

Para ficar com a medalha, Bia teve que passar por Raz Hershko, de Israel. Suelen disputou o bronze com outra chinesa, Yan Wang, e também levou a melhor.

+Campeonato Pan-Americano muda de Córdoba para Guadalajara

Pelo caminho…

O Brasil ainda teve Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg) no tatame Georgiano neste domingo (28). Macedo parou em Shermulhammad, do Uzbequistão, na primeira rodada. Léo venceu Koffi Kreme Kobena, da Costa do Marfim, mas não passou pelo uzbeque Turoboyev, nas oitavas.

Próxima parada

A seleção brasileira de judô seguirá diretamente para a Turquia, onde disputarão o Grand Slam de Antalya, a partir da próxima sexta-feira . Nessa etapa, o Brasil terá Eric Takabatake (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Willian Lima (66kg) e David Moura (+100kg), ao lado daqueles que lutaram em Tbilisi.

Mais em Judô