Siga o OTD

Judô

Maria Suelen e Beatriz Souza são bronze no GS de Budapeste

Maria Suelen e Beatriz Souza conquistaram o bronze e dividiram o mesmo lugar no pódio do Grand Slam de Budapeste

Maria Suelen Beatriz Souza Grand Slam Budapeste
Maria Suelen, à direita, e Bia Souza ao lado dela no pódio de Budapeste (Gabriela Sabau/IJF)

Duas brasileiras chegaram às disputas por medalhas no último dia do Grand Slam de Budapeste, na Hungria, neste domingo (25) e ambas foram bronze. As pesados (+78kg) Beatriz Souza e Maria Suelen Altheman encerraram a campanha brasileira no evento, que ainda teve um bronze de Willian Lima na abertura.

Rafael Silva foi mais longe que David Moura entre os pesados masculinos(+100kg). Na categoria até 90 kg, Rafael Macedo e Marcelo Gomes perderam na segunda rodada, e Rafael Buzacarini e Leonardo Gonçalves caíram nas oitavas da até 100 kg.

Mais de 400 atletas de 69 países se inscreveram na competição e o Brasil foi representado por 18 judocas no primeiro grande teste pós-paralisação.

Sussu e Bia

Ambas venceram suas chaves, mas caíram nas semifinais e foram para a disputa do bronze. Lá, Bia venceu a bósnia Larisa Ceric, enquanto Suelen passou por Rochele Nunes, antiga companheira de seleção brasileira que hoje luta por Portugal. Ambas por waza-ari.

As duas protagonizam, neste ciclo, uma das disputas mais acirradas pela vaga olímpica de Tóquio 2020. Atualmente, Suelen está em 5º e Bia em 6º no ranking mundial, com uma diferença de apenas 142 pontos entre elas. Cada país tem direito a levar apenas um atleta por vaga.

O equilíbrio dessa disputa foi visto neste domingo no tatame da Laszlo Papp Arena, em Budapeste. Ambas tiveram o mesmo desempenho na fase classificatória: venceram duas lutas por ippon, foram as melhores de suas chaves e chegaram às semifinais.

Aí, encaram as primeiras derrotas. Suelen levou três punições contra duas da tunisiana Nihel Cheikh Rouhou e Bia foi projetada por ippon pela turca Kayra Sayit. Assim, foram para a disputa e ganharam bronze (assista abaixo).

Baby x Moura

Outra disputa que também está acirrada é a da categoria acima dos 100 kg no masculino. Rafael Silva é o sexto do mundo e David Moura o 9º. Ambos saíram do Grand Slam de judô sem medalhas, mas Rafael Silva, o Baby, foi melhor, acabou na sétima colocação.

Rafael Silva folgou na primeira rodada do Grand Slam de Budapeste. Nas oitavas, passou pelo sérvio Zarko Culum, conseguiu dois waza-aris, e avançou para as quartas de final.

Só que na disputa pela semi, Baby caiu para o holandês Jur Spijkers após tomar três shidos por falta de combatividade. Na repescagem, enfrentou o georgiano Levani Matiashvili e acabou derrotado. Tomou um waza-ari e depois um ippon na imobilização no solo.

Matiashvili, aliás, foi o responsável pela eliminação de David Moura. O brasileiro também folgou na primeira rodada e encarou o georgiano nas oitavas. Tomou três shidos por falta de combatividade e perdeu por ippon.

90 kg

Rafael Macedo folgou na primeira rodada, passou pelo grego Theodoros Tselidis na segunda, mas perdeu para o mongol Altanbagana Gantulga nas oitavas de final e não teve a chance de disputar a repescagem.

Marcelo Gomes passou pelo ganês Kwadjo Anani na primeira rodada, mas caiu para o húngaro Krisztian Toth na segunda rodada e se despediu do Grand Slam de Budapeste.

100 kg

Rafael Buzacarini e Leonardo Gonçalves tiveram a mesma campanha, ambos foram eliminados nas oitavas de final e não foram à repescagem.

Buzacarini folgou na primeira rodada e passou pelo mongol Gonchigsuren Batkhuyag na segunda rodada. Nas oitavas, ele encarou o francês Alexandre Iddir e foi eliminado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Na primeira rodada, Leonardo Gonçalves não lutou e estreou com vitória na segunda rodada diante do americano Nathaniel Keeve. Pelas oitavas, o russo Arman Adamian levou a melhor e tirou o brasileiro do Grand Slam de Budapeste.

Mais em Judô