Siga o OTD

Judô

Judocas do Brasil faturam uma prata e três bronzes no Grand Slam de Abu Dhabi

O Brasil terminou o primeiro dia do Grand Slam de Abu Dhabi de judô com quatro medalhas conquistadas. O único a chegar na final foi Eric Takabatake, mas ele derrotado na disputa pelo ouro pelo espanhol Francisco Garrigos por shidô. Além dele, outros três judocas ficaram com o bronze: Nathalia Brígida, Jéssica Pereira e Charles Chibana.

Na caminhada até a decisão da categoria até 60kg, Eric Takabatake passou por Mehman Sadigov, do Azerbaijão, e Robert Mshvidobadze, da Rússia, mas na final não conseguiu passar pelo espanhol que ele tinha derrotado nas duas lutas anteriores em que os dois judocas se enfrentaram.

Garrigos adotou uma estratégia em que anulou a pegada da mão esquerda de Erica, que não conseguiu buscar o combate. Com isso, o brasileiro levou duas punições dos juízes na primeira metade da luta. Em um momento melhor para o brasileiro, os juízes atribuíram uma punição para Garrigos, mas, sem pontuar mais, o brasileiro foi derrotado.

Na categoria até 48kg, que só contava com sete judocas inscritas, Nathalia Brígida só precisou vencer uma luta para ficar com a medalha de bronze. Na estreia, ela perdeu para a sérvia Milica Nikolic, mas venceu a espanhola Júlia Figueroa para subir no pódio.

Já Jéssica Pereira na 52kg perdeu para a britânica Kelly Edwards na primeira luta, mas se recuperou vencendo outra britânica Chelsie Giles na repescagem e garantiu o bronze ao bater a polonesa Karolina Pienkowska (POL).

Na 66kg, Charles Chibana bateu o sul-africano Eisa Majrashi, mas foi derrotado na sequencia por Azamat Mukanov, do Azerbaijão. Na repescagem, passou por Mathias Boucher, da França, e garantiu a medalha de bronze ao bater o esloveno Andraz Jereb.

Outra brasileira que foi para o tatame nesta sexta-feira, Layana Colman (52kg) foi derrotada pela croata Tihea Topolovec nas oitavas-de-final e ficou fora das disputas por medalhas.

O Grand Slam de Abu Dabhi vai até domingo e muitos judocas brasileiros ainda entrarão no tatame em busca de medalhas. No sábado, o Brasil será representado por Mariana Silva (63kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg), Bárbara Timo (70kg), Alex Pombo (73kg), Marcelo Contini (73kg), Rafael Macedo (81kg) e Victor Penalber (81kg).

Domingo, último dia de competição, será a vez de Samanta Soares (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Eduardo Bettoni (90kg), Luciano Corrêa (100kg), Rafael Buzacarini (100kg), David Moura (+100kg) e João Marcos Cesarino (+100kg).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô