Siga o OTD

Judô

Seleção volta ao tatame em Portugal no final de setembro

Competição acontecerá em Coimbra, em 26 de setembro, e servirá de preparação para o possível retorno do circuito mundial em outubro

Taça Kiyoshi KobayashiIJF Rafael Silva Baby Judô Judoca Portugal Tóquio
Time brasileiro estará na Taça Kiyoshi Kobayashi (Marina Mayorova/IJF)

A seleção brasileira de judô já tem data para retomar as competições. Os judocas brasileiros participarão da Taça Kiyoshi Kobayashi no dia 26 de setembro. O torneio servirá de preparação para o possível retorno do circuito mundial, previsto para outubro. 

O evento será organizado pela Federação Portuguesa de judô e não valerá pontos para o ranking mundial. Se tudo correr como o que está planejado, a primeira competição oficial do calendário internacional será o Grand Slam de Budapeste, na Hungria. 

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Já pensando nesse momento, a FPJ nos ofereceu uma oportunidade excelente de testar nossos atletas numa competição. A maior parte dos nossos principais atletas estará neste evento, para sentir novamente o frio na barriga pré-competição. Será um ótimo termômetro para nossa equipe ‘quebrar o gelo’ antes do retorno ao circuito”, avaliou o gestor de Alto Rendimento da CBJ (Confederação Brasileira de Judô), Ney Wilson Pereira. 

Sensei Yuko Fujii orienta a seleção masculina em Coimbra (Alexandre Castello Branco/COB)

A lista de atletas selecionados para representar o país na Taça Kiyoshi Kobayashi será divulgada no próximo dia 15. Todas as 14 categorias serão definidas no mesmo dia, com as preliminares começando às 9h30 (horário local). 

Retorno está próximo 

Na última semana, a Federação Internacional de Judô anunciou o retorno do Circuito Mundial, indicando a possibilidade de realização de três etapas entre os meses de outubro e janeiro. A primeira, seria o Grand Slam de Budapeste, no período de 25 a 27 de outubro, seguida por um Grand Slam em Tóquio, em dezembro, e o World Masters no Qatar, em janeiro de 2021

“Eu fiquei muito feliz com a notícia (do retorno). Acho que dá mais ânimo ainda para treinar. Vai ser bem diferente do que estamos acostumados, mas é um novo desafio”, projetou o meio-leve Daniel Cargnin.  

“Acho que muitos de nós, atletas, esperávamos por esse momento de previsões reais de competições. Então, fiquei super feliz, animada, motivada, feliz por ter feito a escolha de estar aqui (em Portugal) me preparando para essas possíveis oportunidades de competição. Espero que tudo dê certo”, disse Ketleyn Quadros, atual número 10 do ranking mundial nos 63kg.

Mais em Judô