Siga o OTD

Judô

Rio de Janeiro volta a sediar eventos nacionais de judô

Após seis anos, cidade vai receber em Deodoro dois campeonatos brasileiros de base entre os dias 2 e 4 de agosto

calendário de judô 2020
FJERJ

Depois de sediar os maiores eventos internacionais de judô, o Rio de Janeiro retomará seu lugar também no calendário nacional. Em 2019, o campeonato brasileiro Sub-15 e o Sub-18 serão disputados na Arena da Juventude, em Deodoro, bairro na zona oeste da capital fluminense. As disputas vão de 2 a 4 de agosto.

A última vez que os cariocas receberam um brasileiro de Judô foi em 2013, com a realização do extinto Sub-23.

Para a classe Sub-18, o Campeonato Brasileiro será decisivo, já que distribui os últimos pontos no Ranking Nacional que definirá a seleção para disputar o Campeonato Mundial Sub-18 em setembro, no Cazaquistão.

Além disso, uma das novidades para essa edição será a volta do treinamento de campo nacional dos brasileiros, cujo objetivo é promover o intercâmbio técnico entre atletas e treinadores de diversos estados.

“Nós percebemos que os treinamentos de campo nacionais integrados às competições que fizemos há alguns anos foram uma ferramenta muito forte e eficiente no processo de descentralização dos resultados internacionais das seleções de base. Criar essa oportunidade de intercâmbio entre atletas de diferentes estados é muito importante para seguirmos fomentando o judô em todo o território nacional e não apenas nos grandes centros”, ressalta Marcelo Theotônio, gestor das Categorias de Base da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Cada seleção estadual classificada para as disputas do campeonato brasileiro Sub-15 e do Sub-18 terão direito a passagens aéreas para cinco atletas e um técnico ou técnica custeadas pela CBJ por meio do Programa de Apoio às Federações (PAF).

“É uma grande satisfação para a CBJ dar continuidade ao PAF em 2019 e reiniciar o programa de treinamentos de campo integrados aos Brasileiros. Dessa forma, reafirmamos nossa vontade de trabalhar para fazer mais e melhor pelo judô nacional”, destacou o presidente Silvio Acácio Borges.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô