Siga o OTD

Pan 2019

Judô feminino inicia fase final de preparação para Lima

Seleção Feminina está na Espanha na reta final de preparação para os Jogos Pan-Americanos e o Mundial de Tóquio

Divulgação CBJ

A elite do judô mundial se reúne em Alicante, na Espanha, a partir desta segunda-feira, 01, para uma semana de treinos intensos preparatórios para o Campeonato Mundial de Judô de Tóquio 2019. O camping que há 25 anos acontecia em Castelldefells, mudou-se para Alicante nesta temporada e levou para a cidade cerca de 700 judocas de mais de 40 países. Entre eles, as judocas da seleção feminina do Brasil, que estão em fase final de preparação tanto para os Jogos Pan-Americanos de Lima, quanto para o Mundial de Tóquio, ambos em agosto.

“O treino está bem cheio. Apesar do Campeonato Europeu ter sido há poucos dias, tem bastante gente aqui. Este é um dos únicos treinamentos que Japão vem com a equipe principal, além das potências da Europa e muitos outros países”, destacou a peso médio Maria Portela. “Ótima oportunidade de analisar, estudar, treinar situações diferentes e ajustar os detalhes finais para o Campeonato Mundial. Estou muito feliz pela oportunidade de estar aqui.”

A atividade oferece aos atletas um cardápio de treinos recheado de medalhistas olímpicos, mundiais e continentais, além de possíveis adversários nas competições mais importante do ano. Para a pesado Maria Suelen Altheman é hora de aproveitar e treinar com as melhores do mundo em seu peso.

“Eu já tinha participado desse treinamento quando era em Castelldefells. É muito tradicional e a cada ano que passa o nível está mais alto, com varios atletas medalhistas em mundiais e Olimpíadas”, ressalta. “Eu pretendo aproveitar o máximo desse treinamento, pois não é sempre que temos um treino de alta qualidade com as melhores da categoria presentes. Está sendo uma grande preparação para o Campeonato Mundial.”

Além de Portela e Suelen, estão na Espanha as judocas Eduarda Francisco (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Eleudis Valentim (52kg), Rafaela Silva (57kg), Tamires Crude (57kg), Ketelyn Quadros (63kg), Ellen Santana (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Beatriz Souza (+78kg) com o técnico Mario Tsutsui comandando os treinos.

A seleção ficará em Alicante até o dia seis de julho e emendará outro treinamento, em Valência, até o dia 10 de julho. Para finalizar, a equipe seguirá para a Hungria onde disputará o Grand Prix de Budapeste nos dias 12, 13 e 14 de julho. Será a última competição da seleção brasileira antes de Lima e Tóquio.

Mais em Pan 2019