Siga o OTD

Pan 2019

David Moura substitui Rafael Silva nos Jogos Pan-Americanos

Baby machuca a mão direita durante treino no Japão e passa por cirurgia no Brasil

david moura e rafael silva do judô cancelamentos corrida olímpica coronavírus
(IJF/arquivo)

O judoca Rafael Silva, o “Baby”, está fora dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. O peso pesado da seleção brasileira lesionou a mão direita durante os treinos na Universidade de Kokushikan, no Japão, na última segunda-feira, 10 de junho, não terá condições de se recuperar a tempo do Pan e será substituído por David Moura. Já no Brasil, ele passará por procedimento cirúrgico nesta sexta-feira.

“O atleta Rafael Silva sofreu um traumatismo na mão direita, e os exames mostraram uma fratura no quarto metacarpo. Ele será avaliado e passará por exames complementares nesta quinta com a equipe médica da CBJ e do Instituto Vita. Após a avaliação, o atleta será submetido ao tratamento cirúrgico”, explica o doutor Mateus Saito, médico da seleção brasileira de judô, que conduzirá a operação no judoca.

De acordo com a avaliação da equipe médica, a cirurgia possibilitará uma reabilitação mais rápida e permitirá que Rafael Silva recupere-se a tempo de disputar o Campeonato Mundial de Judô, em Tóquio, o último antes dos Jogos Olímpicos. O pesado lutará apenas no último dia de competição, em 31 de agosto, o que dá a Rafael um prazo de recuperação de dois meses e meio.

Em 2015, Baby passou por situação semelhante e também ficou fora dos Jogos Pan-Americanos de Toronto por conta de uma lesão no músculo peitoral. Na ocasião, David Moura também o substituiu e ainda conquistou a medalha de ouro para o Brasil. Atualmente, ambos estão entre os melhores judocas do mundo na categoria +100kg: David é o terceiro no ranking mundial, enquanto Rafael é o quarto.

Mais em Pan 2019