Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiros garantem mais cinco medalhas no tênis de mesa

No primeiro dia do torneio por equipes, o Brasil ganhou 20 dos 21 jogos disputados e chega forte para buscar cinco ouros

(foto: Ale Cabral/CPB/arquivo)

O Brasil iniciou os torneios de equipes de tênis de mesa nos Jogos Parapan-Americanos de Lima com força total. Neste domingo (25), os mesa-tenistas venceram todos os dez confrontos da primeira fase, perdendo apenas um de 21 jogos disputados no Ginásio Polideportivo 3, na Villa Deportiva Nacional.

Com isso, o Brasil se classificou em primeiro nas cinco categorias que estão sendo disputadas e, portanto, garante medalhas em todas elas. Resta saber qual. As finais dos torneios de equipes acontecem na tarde de terça-feira (27). Noas disputas individuais foram 19 medalhas, sendo cinco de ouro.

Nas equipes paralímpicas do PArapan, há disputas individuais e de duplas, com os atletas de classes diferentes formando um mesmo time (sem mistura entre cadeirantes e andantes). Neste ano são quatro categorias masculinas (1-2, 3-5, 6-8 e 9-10) e uma feminina (2-5).

Entre os cadeirantes masculinos, Aloisio Lima, Guilherme Costa e Iranildo Espíndola venceram Cuba por 2 a 0, na classe 1-2, além de baterem o Chile, por 2 a 1. Na classe 3-5, David Freitas, Welder Knaf e Eziquiel Babes derrotaram Canadá e México por 2 a 0. Na única categoria feminina neste torneio de equipes, a 2-5, vitórias por 2 a 0 sobre norte-americanas e argentinas, com a equipe formada por Joyce Oliveira, Marliane Santos e Thais Severo.

Aproveitamento máximo entre os andantes masculinos. Paulo Salmin, Francisco Wellington e Luiz Filipe Manara, na classe 6-8, bateram Costa Rica e Argentina, por 2 a 0. Mesmo placar nos jogos contra Porto Rico e Chile, na classe 9-10, formada por Carlos Carbinatti, Claudio Massad e Diego Moreira.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia