Siga o OTD

Parapan 2019

Rugby, tênis de mesa e vôlei sentado fazem treinos em Lima

Alê Cabral/CPB

O Brasil deu início na manhã deste domingo, 18, aos primeiros treinamentos nos locais de competição dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, no Peru. Três modalidades puderam conhecer as instalações da capital peruana: rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa e vôlei sentado. Os atletas deixaram suas primeiras impressões quanto à estrutura, e a equipe feminina de vôlei pôde, inclusive, ter seu primeiro duelo.

O tênis de mesa treinou no período da tarde, com dois grupos: um com os atletas andantes (classes 6 a 10) e cadeirantes (1 a 5). Trinta brasileiros farão parte das chaves da modalidade, uma das que mais rende medalhas ao país na competição continental.

“Agora dá para dizer que o Parapan começou! A estrutura é sensacional, então estou muito feliz de chegar pela segunda vez a esta competição. Gostei demais e o clima não tem comparação. Apenas quem está e sente algo assim sabe como é. Não tenho palavras para descrever o quão feliz eu estou de estar aqui”, disse Cátia Oliveira, mesa-tenista que é a atual vice-campeã mundial da classe 2.

“É de suma importância esse reconhecimento, se ambientar ao local que vai competir, às mesas, à iluminação. Essa chegada com antecedência faz muita diferença. É um local muito bonito e o ambiente é propício para grandes jogos e grandes emoções. Quando começar a competição, estaremos com 100% de condições para enfrentar nossos adversários”, disse Iranildo, da classe 2, que faturou o ouro no individual e por equipes nas últimas três edições de Parapan.

O rúgbi em cadeira de rodas fez o reconhecimento da área de competição, no Ginásio Polideportivo Villa el Salvador. A instalação fica ao lado da Vila dos Atletas e é um dos poucos esportes a serem realizados na região. A bocha, cuja delegação conta com 13 brasileiros, também será disputada nesta arena.

“É uma competição curta, então temos de encarar jogo a joga. Temos a nossa estratégia e almejamos um bom lugar na fase de classificação. O primeiro jogo será contra a Colômbia, com quem disputamos diretamente uma medalha. A gente tem de começar com altíssima intensidade, pois os principais jogos são no início do torneio”, disse Ana Ramkrapes, técnica da equipe brasileira de rúgbi.

Por fim, o vôlei sentado também esteve em ação. Os homens chegaram primeiro à Villa Deportiva Regional del Callao, que receberá o vôlei sentado, o goalball e o parataekwondo. A equipe feminina veio em seguida. Vale ressaltar que os dois times subiram ao pódio em Toronto, na edição de 2015 do Parapan: o masculino ficou com a medalha de ouro, enquanto a equipe feminina foi prata.

Mudança na delegação 
Maior delegação brasileira em Lima 2019, a equipe de atletismo brasileiro sofreu uma alteração. A atleta Silvânia Costa, campeã paralímpica e recordista mundial do salto em distância T11 (para cegos), foi substituída por Clélia Alfredo. A sul-mato-grossense foi desconvocada em razão da inclusão de seu nome na mais recente lista de atletas com suspensão preventiva divulgada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

Mais em Parapan 2019