Siga o OTD

Pan 2019

Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi são prata no tênis de mesa

Brasileiros são derrotados pelos canadenses Wang e Zhang, por 4 sets a 1, e ficam com a prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima

Alexandre Loureiro/COB

O Brasil é prata! Na decisão de duplas mistas do tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, nesta segunda-feira (05), Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi acabaram sendo derrotados pelos canadenses Eugene Wang e Mo Zhang por 4 sets a 1.

As duas primeiras parciais foram da mesma maneira. Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi com um bom desempenho nos primeiros pontos, abrindo vantagem e controlando o jogo. Mas chegava na casa dos sete, oito pontos, Wang e Zhang cresciam, colocavam pressão, empatavam nos pontos finais e venciam no vai a dois, fechando os dois primeiros em 12/10 e 15/13.

No set seguinte, a dupla brasileira foi para o tudo ou nada e teve sucesso. Errando menos e buscando a definição mais rápida dos pontos, Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi se mantiveram na frente e conseguiram vencer por 11 a 6. Contudo, na parcial seguinte, Wang e Zhang responderam, controlaram durante todo o tempo o placar e venceram por 11 a 6, ficando a onze pontos do ouro.

Na quinta parcial, as duas duplas disputaram ponto a ponto a liderança, com hora o Brasil na liderança, hora o Canadá. Na reta final, os canadenses tiveram o ponto da medalha de ouro, com os brasileiros conseguindo salvar em duas oportunidades, mas na terceira Wang e Zhang fizeram o 12 a 10 e ficaram com a medalha de ouro nas duplas mistas do tênis de mesa dos Jogos Pan-Americanos.

“O Canadá foi mais regular que a gente. Tivemos chances nos dois primeiros sets, com o 10 a 8 e o 9 a 7, mas erramos. Estamos felizes com a prata, claro que é triste perder o ouro, mas é nosso segundo campeonato atuando junto, então a medalha de prata é um bom resultado”, comentou Gustavo Tsuboi.

Resultados opostos na semifinal

Favoritos para a chave de duplas masculinas, Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi não tiveram um vida muito tranquila na semifinal, contra Brian Afanador e Daniel Gonzalez, de Porto Rico. No duelo, depois de vencer os dois primeiros sets por um duplo 11/6, a dupla brasileira teve um outro jogo para enfrentar.

Nas duas parciais seguintes o jogo mudou completamente. Mais agressivos nas trocas de bola, Daniel Gonzalez e Brian Afanador equilibraram o jogo e conseguiram o empate, com um duplo 11/9. Com o jogo igual no marcador, a torcida presente tentava empurrar a dupla de Porto Rico.

Apesar de não conseguir repetir o nível de jogo apresentado nas duas primeiras parciais, Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi passaram a errar menos, e com isso voltaram a liderar as parcais, vencendo a quinta por 11/6 e fechando o jogo com um 14/12, fechando a partida em 4 sets a 2 e se garantindo na decisão dos Jogos Pan-Americanos de Lima.

Derrota no feminino

Na semifinal feminina, Bruna Takahashi e Jessica Yamada tiveram pela frente Adriana Diaz e Melanie Diaz, de Porto Rico. No duelo, conseguindo aproveitar o alto número de erros da dupla brasileira, as porto-riquenhas saíram com a vitória, por 4 sets a 2, e deixaram as brasileiras com a medalha de bronze dos Jogos Pan-Americanos

No começo do jogo, Adriana Diaz e Melanie Diaz começaram melhor e já assumiram a liderança do placar. Na sequência da partida, aproveitando os erros da dupla brasileira e colocou 8 a 4 no marcador. Na parte final do set, apesar da reação brasileira, a vitória foi de Porto Rico por 11 a 7.

Na segunda parcial, Bruna e Jessica foram dominantes desde o início. Errando menos do que na primeira parte, conseguindo definir os pontos mais rapidamente e colocando pressão nas adversárias, as brasileiras ditaram o ritmo do duelo e fecharam em 11 a 7.

No terceiro set tudo parecia como no primeiro. Bruna e Jessica acabaram errando muito na primeira parte dos pontos e a dupla de Porto Rico acabou abrindo, colocando 8 a 4 no marcador. Mas, na reta final, as brasileiras cresceram, não erraram e com uma boa sequência de pontos salvaram dois set points, conseguiram a igualdade e viraram, fechando em 12 a 10.

Nas três parciais seguintes, a dupla brasileira manteve o número de erros muito alto, deixando com que as atletas de Porto Rico ficassem na liderança do placar, a maior parte do tempo com uma diferença considerável, e elas acabaram fechando as parciais em 11 /3, 11/8 e 11/6, vencendo o jogo por 4 a 2 e deixando Bruna Takahashi e Jessica Yamada com a medalha de bronze.

 

Mais em Pan 2019