Siga o OTD

Pan 2019

Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi são finalistas no tênis de mesa

Dupla brasileira supera a de Porto Rico e se garante na decisão da medalha de ouro nas duplas mistas nos Jogos Pan-Americanos de Lima

Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi
Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Na semifinal de duplas mistas do tênis de mesa nos Jogos Pan-americanos, Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi tiveram como adversários Brian Afanador e Adriana Diaz, de Porto Rico. Na partida, após um começo abaixo do esperado, os brasileiros conseguiram a vitória por 4 sets a 1 e se garantiram na decisão. Na disputa pela medalha de ouro, Tsuboi e Takahashi terão pela frente os canadenses

No primeiro set, a dupla de Porto Rico acabou sendo superior nos momentos de decisão, se manteve na frente do placar, abriram vantagem na reta final e saíram com a Vitória por 11 a 7. Na segunda parcial, Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi começaram melhor e abriram vantagem no marcador. Contudo, na segunda metade do set, Brian e Adriana cresceram, conseguiram o empate e forçaram o vai a dois. Nele, os brasileiros foram mais efetivos e acabaram vencendo por 13 a 11.

No terceiro set, mais uma vez, Takahashi e Tsuboi foram arrasadores no começo, abrindo 6 a 2 no placar. Mas, a segunda parte foi dos representantes de Porto Rico, que com uma sequência de pontos viraram para 8 a 7. Na reta final, mais uma vez a decisão da dupla vencedora foi pro vai a dois, com mais um triunfo brasileiro, agora por 15 a 13.

Na quarta parcial, Brian Afanador e Adriana Diaz começaram atuando melhor, conseguindo abrir vantagem de três pontos em alguns momentos. Contudo, na segunda parte do set, Bruna e Gustavo foram encostando, cortandoa desvantagem, até empatar e virar o jogo com 9 a 8. Impulsionados pelo bom momento, os brasileiros seguiram na frente e fecharam em 11 a 9, fazendo 3 a 1 no duelo.

No set seguinte o equilíbrio apareceu. Brasileiros e atletas de Porto Rico passaram grande parte sa parcial trocando pontos e tentado abrir vantagem. Na reta final, Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi abriram uma vantagem segura, com 10 a 7, e fecharam na sequência em 11 a 9, se garantindo na decisão das duplas mistas dos Jogos Pan-Americanos de 2019.

“O jogo começou um pouco complicado, um pouco difícil. A dupla de Porto Rico tem muito potencial, principalmente a Adriana Diaz, que figura entre as principais do mundo, tem um estilo de jogo mais agressivo, principalmente com um backhand forte próximo a mesa, mas conseguimos melhorar, crescer no jogo e sair com a vitória. Não vi ainda quem passou do outro lado, mas independente de quem seja, vai ser um jogo difícil e esperamos sair com a vitória”, comentou Tsuboi.

Simples feminino

Pela primeira rodada de simples feminino, Jessica Yamada teve pela frente a cubana Daniela Fonsceca. No duelo, a brasileira começou melhor, chegou a abrir 2 sets a 0, conseguiu segurar a reação da cubana, que empatou em 2 a 2, e conseguiu fechar o duelo em 4 a 2, com parciais de 11/6, 11/9, 6/11, 9/11, 11/8 e 11/7, avançando para as oitavas de final.

Na última partida com presença brasileira no dia, Bruna Takahashi teve pela frente Nathaly Paredes, do Equador. Tirando um momento de equilíbrio no terceiro set, em que a atlrta equatoriana conseguiu se manter viva no duelo do começo ao fim, Bruna foi dominante durante todo o tempo e saiu com a Vitória por 4 sets a 1, com 11/6, 11/6, 15/17, 11/5 e 11/4.

“Foi um jogo difícil no começo, um pouco diferente do que aconteceu nas duplas, mas eu consegui fazer algumas jogadas diferentes e ela acabou se atrapalhando, fazendo com que eu vencesse”, comentou Bruna Takahashi.

Mais em Pan 2019