Siga o OTD

Pan 2019

Em Lima, Marcus D’Almeida avisa: “eu quero a vaga olímpica”

Atleta do tiro com arco sonha com medalha de ouro no Pan para assegurar diretamente a vaga para Tóquio 2020

Reprodução/Instagram

As provas de tiro com arco em Lima só começam no próximo dia 7. No entanto, como não poderia ser diferente, Marcus D’Almeida já traçou os objetivos para o torneio. Em Toronto 2015, com apenas 17 anos de idade, ele representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos pela primeira vez. Na ocasião, ainda levou para casa a medalha de bronze após o desempenho nas equipes masculinas. Logo em seguida, também participou da Olimpíada do Rio. Hoje, segue como grande nome do país na modalidade: “os principais objetivos são o ouro e a vaga olímpica. Eu quero a vaga olímpica, mas pra isso tem que ser ouro, então…”

Marcus D’Almeida reconhece a sequência positiva ao longo da temporada. Sendo um dos principais candidatos na capital peruana, o carioca chega com moral e deve brigar diretamente pelas primeiras colocações. O Brasil jamais conquistou um título na história do competição. “Tem sido um ano bom. Eu venho numa constância muito boa aí acima dos 680, internacionalmente. Estou me mantendo no classificatório sempre entre os oito do mundo. Só no combate que não engatei muito bem, mas o treinamento que estou fazendo para o Pan é justamente esse. Estou treinando muito os combates, quero melhorar muito essa parte, que era o que estava me faltando um pouquinho nesse primeiro semestre.”

“Eu quebrei o recorde brasileiro, acho que duas ou três vezes, o indolor também, duas ou três vezes, não sei. E isso me mostra uma evolução. E não só quebrei como no Mundial eu fiz o recorde brasileiro. Então, não é que faz só dentro de casa. Faz lá fora, eu fiz lá fora. Eu quase quebrei de novo, foi por um descuido. Mas quem sabe esse ano ainda vem de novo esse recorde”, complementou.

A ansiedade pela estreia parece não atrapalhar Marcus D’Almeida. A maturidade e a segurança antes do início dos Jogos Pan-Americanos chamam a atenção, de fato. “Eu estou bem tranquilo. Eu acho que muito mais tranquilo do que eu pensei, porque está bem próximo, mas eu me sinto bem treinando. Ainda estou me preparand, mas no ponto certo do preparo. Não estou nem atrasado, nem adiantado. Nem overtraining, nada. Acho que está tudo tranquilo. Está sendo na forma correta assim.”

Por valer vaga direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio, os Jogos de Lima chamam a atenção dos atletas. Marcus sabe dos desafios que encontrará pela frente, mas não descarta possíveis surpresas. “O Pan está tendo um foco muito grande porque vale vaga olímpica. O campeão ganha a vaga olímpica. É sem meio termo. Todo mundo está indo pra ganhar, ninguém quer sair com prata de lá.”

“A gente sabe que tiro com arco é um esporte em que surpresas sempre podem acontecer, né? Pode vir alguém que você não conhece, você nunca ouviu falar, e talvez ganhar. Mas podemos dizer… Tem eu, o americano Brade Alison, que está fazendo um ano histórico para ele. Assumiu o número um do mundo. Tem um outro americano mais novo. Tem mexicano, tem colombiano… Tem uma galera boa que briga ali em cima”, finalizou.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Pan 2019