Siga o OTD

Pan 2019

Veteranos estreantes querem aproveitar chance única em Lima

Thiago, de 36 anos, e Oscar, de 34, serão os primeiros brasileiros a entrar em ação nos Jogos Pan-Americanos. Eles estreiam quarta-feira no vôlei de praia

Thiago tem 36 anos e Oscar, 34. Os dois têm longa trajetória no vôlei de praia, mas parecem dois meninos diante do que terão pela frente. Eles, que serão os primeiros brasileiros a entrar em ação em Lima (jogam quarta às 13h30 contra a Costa Rica), dois dias antes da cerimônia de abertura, são veteranos na modalidade, mas estreantes em Jogos Pan-Americanos. O objetivo deles, claro, é fazer o melhor dentro de quadra, mas também querem aproveitar tudo o que for possível viver na capital peruana, já que a oportunidade de disputar os Jogos pode ser única na carreira deles.

Estou me sentindo muito garoto, muito rejuvenecido. Me sentindo como se tivesse 19 ou 20 anos e jogar o primeiro pan. Costumo dizer que grandes atletas não tiveram a oportunidade jogar um Pan-Americano. Então, é muito especial estar aqui. Estou me sentindo muito jovem”, diz Thiago, o mais velho da dupla. “Está muito divertido. É como se a gente tivesse voltado no tempo. Esse clima, essa atmosfera é muito boa. Até falei para o Thiago: ‘É a primeira vez que a gente está no Pan-Americano, então vamos aproveitar tudo o que a gente puder’. Estou ansioso para conhecer a parte internaiconal que tem lá na Vila, trocar essa energia com outros países porque são culturas totalmente diferentes. Então, a gente vai aproveitar o máximo com certeza”, garantiu Oscar logo depois do primeiro treino feito pela dupla na quadra onde serão disputados os jogos do vôlei de praia. Como eles tinham chegado na véspera e a atividade aconteceu pela manhã, eles ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer melhor a Vila Pan-Americana. 

+ CONFIRA A TABELA DO VÔLEI DE PRAIA MASCULINO

Para aproveitar a tudo o que eles têm de direito, Thiago e Oscar vão precisar terminar a primeira fase obrigatoriamente na primeira colocação do Grupo C, caso contrário não poderão participar da cerimônia de abertura. Todos os jogos da etapa inicial acontecem antes da festa que abre oficialmente os jogos. Depois da estreia contra Costa Rica na quarta, a dupla brasileira enfrenta o Uruguai na quinta (11h50) e Cuba na sexta (15h). As parcerias que terminarem na primeira colocação de suas chaves avançam direto para as quartas de final e só voltam a jogar no domingo, enquanto as que ficarem em segundo e terceiro disputam as oitavas de final no sábado. ”

Isso é importante. A gente sabe que nosso grupo é difícil. Tem o time do Uruguai, que é muito bom. Tem o time de Cuba, que é um vigor físico muito brutal. E o time da Costa Rica não conhecemos, mas estamos procurando vídeos porque sabemos que não podemos dar mole. então, nosso objetivo primeiro, de curto prazo, é realmente sair em primeiro para ter esse dia de descanso, que é importante pro nosso corpo, e, quem sabe, estar lá na abertura”, explica Oscar. Se a gente sair em primeiro da chave, eu acho que vai dar para ir na abertura porque a gente tem um dia de folga”, completa Thiago. 

+ CONFIRA O GUIA COMPLETO DO PAN 2019

Além de poder desfilar com a delegação brasileira, Thiago e Oscar, terminando em primeiro, estarão a três jogos da sonhada medalha de ouro, mas eles explicam que o favoritismo não é deles e sim da dupla formada pelos primos chilenos Esteban e Marco Grimalt. “Se a gente tivesse que colocar uns favoritos, seriam eles. Até o úlyimo torneio, eles ficaram em quarto em Espinho. Mas isso é o momento. Eles são os favoritos, a gente respeita, mas a gente também fez por onde estar aqui e é isso que a gente pretende fazer a cada partida: mostrar o poder da equipe, do companheirismo, da amizade e de toda a dificuldade que a gente teve para chegar até aqui”, afirma Thiago. “Não vai ser fácil, mas vamos deixar nosso melhor dentro da quadra. A gente tem um respeito muito grande dos adversários por sermos Brasil e isso pesa . Então, a gente vai tentar tudo o que puder para galgar o nosso objetivo”, completa Oscar.

Mas o aproveitar que os veteranos estreantes do vôlei de praia tanto falam vai além da Vila Pan-Americana, da festa de abertura e de uma possível medalha. “Estou com muita energia e muita vontade de jogar cada jogo e deixar um exemplo de energia, cumplicidade, companheirismo. Uma mensagem que quero deixar independente do esporte. Issop vai ser muito legal. Quem tovere a oportinodade de nos ver jogando, a gente não vai jogar só pra ganhar. Vamos joar para deixar uma mesnagem positiva para todas as pessoas que estiverem assistindo”, completa Oscar.

GUIA PAN 2019 CALENDÁRIO NOTÍCIAS

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Pan 2019