Siga o OTD

Pan 2019

Lesionada, Rebeca Andrade está fora do Pan-americano

Atleta da seleção brasileira sofreu lesão no ligamento cruzado anterior, que a obrigará a passar por uma cirurgia

Individual geral feminino

A ginasta Rebeca Andrade irá desfalcar a a seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Na sexta-feira (7), durante a prova classificatória do solo do Brasileiro de Especialistas, no Rio de Janeiro (RJ), ela sofreu uma entorse no joelho direito e ficará fora das competições por cerca de oito próximos meses.

Após ser submetida a exames na própria sexta-feira, foi constatada uma lesão no ligamento cruzado anterior, que obrigará Rebeca Andrade a passar por uma cirurgia.

“Após sofrer a entorse, ela foi submetida a testes clínicos e a uma ressonância magnética, que demonstraram uma lesão do ligamento cruzado anterior. Ela vai necessitar passar por um procedimento cirúrgico e a equipe técnica, junto com a equipe médica, estão programando seu retorno aos treinamentos em cerca de seis meses e competições ao redor de oito meses”, afirmou Rodrigo Sasson, médico do COB (Comitê Olímpico do Brasil).

De acordo com Valeri Liukin, treinador-chefe da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina que vai aos Jogos Pan-Americanos, o trabalho seguirá o mesmo, apesar da ausência de Rebeca Andrade. “A equipe continuará trabalhando de forma unida. Já conversamos com todo o nosso time de treinadores e médicos para colocarmos juntos o plano de recuperação para a Rebeca imediatamente, após a cirurgia. Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que ela está muito forte e confiante em sua recuperação”, disse.

“Rebeca Andrade é uma das ginastas de maior nível técnico internacional atualmente. Por isso, o grau de dificuldades que ela executa em suas séries é muito grande. Muitas lesões ocorrem nestas condições e ela se machucou por estar tentando fazer o seu melhor. Estamos muito confiantes de que ela voltará a competir no mesmo estágio em que se encontra”, ressaltou Liukin.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019