Thomas Bach deve continuar presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) após o fim de seu mandato. Isso porque, na primeira parte da sessão realizada nesta quinta-feira (20), os membros do COI aceitaram a condução do mandatário para cargo honorário vitalício. Este foi um dos primeiros anúncios do “conclave” da entidade, que deve eleger seu novo presidente em poucas horas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Os membros do COI aceitaram a proposta por unanimidade enquanto se levantavam em uma ovação de pé após a proposta ter sido feita para a 144ª Sessão do COI pela Primeira Vice-Presidente do COI, Nicole Hoevertsz. O mandato de Thomas Bach se encerra no próximo dia 23 de junho.
“Sob a liderança visionária do presidente Bach, a Agenda Olímpica foi implementada com sucesso ao longo dos anos, o que certamente não foi um feito pequeno. Ao fazer isso, podemos dizer que, em essência, o presidente Thomas Bach desempenhou um papel crucial na modernização do Movimento Olímpico e na garantia de sua relevância no século”, discursou Hoevertsz.
Eleição do COI
A programação da 144ª sessão do COI prevê os procedimentos para eleição do novo presidente por volta das 11h (de Brasília). O 109 membros do COI estão aptos a votar, com exceção os próprios candidatos ou aqueles que são do mesmo país de um dos concorrentes. Será o vencedor o candidato que obtiver 50% +1 dos votos. Se isso não acontecer a cada rodada da votação, o último colocado será eliminado, até um novo (ou nova) presidente ser eleito. Conheça os candidatos.
mas, contudo. Além disso