Siga o OTD

Jogos Mundiais Universitários

Brasil conquista dois bronzes na natação em Chengdu

Brasil no revezamento misto da natação nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu
(Foto; Célio Júnior/CBDU)

O Brasil conquistou duas medalhas de bronze no quinto dia de disputas da natação nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, na China, na manhã deste sábado (5). Lucas Peixoto foi ao pódio nos 100m livre, enquanto Vinicius Assunção, Breno Correia, Luanna Nunes e Fernanda Celidônio medalharam no revezamento 4x100m livre misto.

Lucas Peixoto marcou 49s34 para ficar com a medalha de bronze nos 100m livre, dividindo posição com o polonês Mateusz Chowaniec. Peixoto nadou na raia 6, vindo do quarto melhor tempo da semifinal, e virou os 50m com parcial para 23s72 na final. O ouro ficou com o também polonês Kamil Sieradzki, com 49s08, enquanto o italiano Giovanni Carraro foi prata com 49s18.

Outro brasileiro na disputa, Pedro Spajari terminou em oitavo lugar, com 49s75. Ele foi o primeiro colocado da semifinal, disputada um dia antes, com 49s03. Na final, o atleta que esteve em Tóquio-2020 virou a parcial dos 50m em primeiro lugar, com 23s42, mas caiu de rendimento na volta da piscina e terminou em último lugar.

Segunda medalha

Tanto quanto Peixoto quanto Spajari também disputaram o revezamento 4x100m livre masculino, que conquistou a medalha de prata há quatro dias. Assim, esta foi a segunda medalha de Lucas Peixoto nos Jogos Mundiais Universitários. Natural de Porto Alegre, ele tem 22 anos de idade e treina no Minas Tênis Clube.

Lucas Peixoto nos 100m livre masculino natação Jogos Mundiais Universitáiros
Lucas Peixoto (Foto: Célio Júnior/CBDU)

“Estou muito feliz com a medalha. Tive que ajustar algumas coisas da semifinal para a final e dei o meu melhor nas condições que eu vim para cá. Pude nadar ao lado do meu amigo Spajari, é muito bom ter dois atletas do Brasil na final. Tem muitas pessoas envolvidas no processo, mas quero agradecer a Deus, meu clube, o Minas Tênis Clube, Exército, minha família e o treinador Sérgio”, disse Lucas Peixoto.

Revezamento misto é bronze

Outro revezamento que medalhou foi o 4x100m medley misto, neste sábado. O time formado por Vinicius Assunção, Breno Correia, Luanna Nunes e Fernanda Celidônio marcou 3min27s82 e conquistou o bronze. A China levou o ouro com 3min25s38, enquanto a Itália ficou com a prata com 3min26s75. O Japão foi o quarto com 3min28s19.

Revezamento misto 4x100m livre
(Foto: Célio Júnior/CBDU)

Vinicius abriu para 48s72, batendo seu recorde pessoal nos 100m livre. Ele entregou para Breno Correia em quarto lugar. Breno, por sua vez, marcou 48s22 e colocou o Brasil na primeira colocação. Luanna segurou bem e, em uma parcial de 55s15 e entregou para Fernanda em segundo lugar. Por fim, Celidônio anotou 55s73 e deixou o Brasil em terceiro lugar, garantindo o pódio.

Agora, o Brasil acumula oito medalhas nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, sendo três pratas e cinco bronzes. Na natação, já são quatro medalhas, sendo duas pratas e dois bronzes. Vinicius Assunção e Breno Correia conquistaram uma prata e um bronze com os revezamento brasileiros, enquanto Lucas Peixoto teve uma prata no revezamento e um bronze no 100m livre.

Outros brasileiros

O Brasil ainda teve dois representantes na final dos 800m livre. Eduardo Moraes foi o sétimo colocado na prova, marcando 8min06s64. Medalhista de prata nos 400m livre, ele figurou na quinta colocação durante um tempo e chegou a lutar por um lugar no pódio, mas perdeu ritmo no final. O também brasileiro Thiago Ruffini ficou em oitavo, com 8min06s64. O italiano Matteo Lamberti foi ouro, com 8min07s61.

Maria Paula Heitmann se classificou para a final dos 200m livre, depois de garantir o terceiro melhor tempo da semifinal, com 2min01s43. A decisão ocorrerá neste domingo (6), às 07h57 (horário de Brasília). Já Brandonn Almeida marcou 2min02s98 nos 200m costas e não se classificou para a final. Atleta olímpico na Rio-2016, ele teve o 13º melhor tempo no geral. O último classificado marcou 2min00s91.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Jogos Mundiais Universitários