Siga o OTD

Jogos Mundiais de Praia

Jogos Mundiais de Praia de Bali são cancelados pela ANOC

O torneio aconteceria entre os dias 5 e 12 de agosto na cidade de Bali, na Indonésia

Jogos Mundiais de Praia de Bali de 2023 são cancelados (Divulgação/COB)
(Divulgação/COB)

Em comunicado oficial, divulgado nesta terça-feira (4), o Comitê Olímpico Brasileiro foi informado que os Jogos Mundiais de Praia de Bali de 2023 será cancelado pela ANOC (Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais, na sigla em inglês). A decisão ocorreu por conta do abandono do Comitê Olímpico da Indonésia em se comprometer a sediar o evento. A competição iria acontecer entre os dias 5 e 12 de agosto.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Comunicado oficial da ANOC

Confira abaixo o comunicado oficial divulgado pela ANOC: “É com grande surpresa e extrema decepção que a ANOC soube que o Comitê Olímpico da Indonésia (KOI, na sigla em inglês) retirou-se de seu compromisso de sediar os Jogos Mundiais de Praia da ANOC e a Assembleia Geral da ANOC em agosto de 2023. Com os Jogos agendados para daqui a um mês, a decisão tão tardia impede a ANOC de encontrar um anfitrião alternativo e, portanto, não há opção a não ser cancelar a edição deste ano dos Jogos, bem como a Assembleia Geral do ANOC em Bali, em agosto. Quanto à Assembleia Geral da ANOC, nas próximas semanas será tomada uma decisão sobre um novo local e datas. O KOI afirmou que a decisão foi tomada depois que o orçamento não foi liberado pelo governo do país e agora não há tempo para entregar os Jogos”.

“A ANOC está muito desapontada com as ações do KOI, que impedirão atletas de 100 Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) classificados de cumprir o objetivo de competir nos Jogos. A ANOC apresenta as suas sinceras desculpas a estes CONs, atletas e Federações Internacionais (IFs) que têm sido parceiros comprometidos do evento, e aos fãs de todo o mundo. Embora tenha havido desafios nos preparativos dos Jogos, como em qualquer grande evento multiesportivo, a ANOC foi regularmente assegurada pelo KOI de que soluções seriam encontradas e os Jogos continuariam conforme planejado. A ANOC e o KOI se reuniram para reuniões semanais de coordenação, na semana passada, e em nenhum momento o KOI indicou que havia problemas que levariam a tal resultado. A prioridade imediata da ANOC é garantir que os atletas sejam apoiados e que os NOCs e IFs sejam compensados da melhor maneira possível”.

Campanha do Brasil em 2019

Na última edição dos Jogos Mundiais de Praia, realizada em 2019 na cidade de Doha, no Catar, o Brasil terminou na segunda posição do quadro de medalhas, com uma campanha de cinco ouros, quatro pratas e três bronzes. Assim, nos esportes coletivos, a seleção brasileira venceu a disputa no futebol de areia e no handebol de areia, ambos no masculino. Do mesmo modo, no individual, Ana Marcela Cunha subiu no lugar mais alto do pódio na maratona aquática, enquanto André Baran e Rafaella Miiller triunfaram nas duplas mistas do beach tênis. Por fim, a veterana Kamila Barbosa conquistou o ouro na categoria até 50 kg feminina do wrestling de praia.

Por outro lado, o Brasil levou a prata no basquete 3×3 masculino e no vôlei de praia 4×4 feminino. Além disso, André Baran e Rafaella Miiller ficaram em segundo lugar nas duplas de cada categoria, ao lado de Vinícius Font e Joana Cortez, respectivamente. Por fim, medalhas de bronze no futebol e no handebol de areia (no feminino), além das duplas mistas do beach tênis, com Vinicius e Joana.

Quem liderou a competição foi a Espanha, que finalizou com sete ouros, uma prata e dois bronzes. O país se destacou no aquathlon, karatê e no futebol de areia feminino. Logo depois, a Itália acabou na terceira posição, com uma campanha de quatro ouros, uma prata e um bronze.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Jogos Mundiais de Praia