Siga o OTD

Jogos Escolares

Filho do ator Paulo Gorgulho, Francisco leva bronze no judô

Aos 14 anos, Francisco deslancha na repescagem e termina em terceiro lugar nos Jogos Escolares da Juventude. Paulo Gorgulho acompanhou tudo de perto.

Paulo Gorgulho e o filho Francisco
Wander Roberto/Inovafoto/COB

Em 2019, o ambiente escolar voltou a fazer parte da rotina do ator Paulo Gorgulho. Na ficção, ele interpreta o diretor Jaci na série “Segunda Chamada”, da Rede Globo, que discute a realidade da educação brasileira. Já na vida real, ele acompanha o filho Francisco, 14 anos, judoca que conquistou a medalha de bronze na categoria meio-pesado (até 64kg) logo em sua estreia nos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau (SC).

Representando o Colégio Santa Cruz e o clube Paineiras do Morumby, de São Paulo, Fran impressionou pela agilidade com que finalizou suas lutas, principalmente na repescagem: somados, seus três últimos combates duraram pouco mais de um minuto. Na disputa que valeu a medalha, contra o catarinense Wesley Niel, foram apenas dez segundos até o ippon.

“Não comecei lutando muito bem, estava meio travado. Isso acontece sempre, talvez fique um pouco nervoso. Depois que perco, eu me solto. Foi assim aqui”, disse o judoca, que está na modalidade desde os quatro anos de idade: “Fui para o judô porque a minha mãe (Vânia) mandou. Não gostava muito no início, mas ela não me deixou sair e, quando passei a competir (sub-9), ganhei tudo no meu primeiro ano. Aí não parei mais”, completou.

A rotina de Francisco no judô é intensa: os treinos vão de segunda a sábado, enquanto as competições acontecem no domingo. No Paineiras, o jovem é comandado por uma equipe de respeito. Além do professor Ricardo Giulianetti, que o acompanha há mais de sete anos, ele é acompanhado pelos atletas olímpicos Alexandre Lee e Carlos Honorato, este último presente em Blumenau como Embaixador dos Jogos Escolares.

Nas arquibancadas, o pai não escondeu a felicidade por assistir a mais uma conquista do filho, que tem liberdade total para trilhar seu próprio caminho, seja no esporte ou em outra área: “são muitos domingos acordando às cinco da manhã, visitando vários lugares. Quando é possível, a gente vem. Mas o mais importante de tudo é estar com ele, respeitando e reconhecendo sua paixão e dedicação. Ele está fazendo sua história, não são os pais ou o clube. Se ele não quiser mais, não rola. Como quer, tem rolado”, finaliza Paulo.

Confira a campanha de Francisco Gorgulho em Blumenau (até 64kg):

Oitavas de final: vitória por ippon sobre Robert Gaúna (MS);
Quartas de final: derrota por wazari para João França (RN);
Repescagem – 2ª rodada: vitória por ippon sobre Dantty Souza (RO);
Repescagem – semifinal: vitória por ippon sobre Willian Fujita (PR);
Repescagem – disputa pelo bronze: vitória por ippon sobre Wesley Niel (SC);

Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio da Prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

Mais em Jogos Escolares