Siga o OTD

Isto é Brasil

Rio-2016 dá um bico em tradição olímpica

O Museu do Amanhã, uma das obras da região portuária, onde ficará a pira olímpica (Crédito: Ricardo Cassiano/Prefeitura)

O Museu do Amanhã, uma das obras da região portuária do Rio de Janeiro, onde ficará instalada a pira olímpica (Crédito: Ricardo Cassiano/Prefeitura)

Nesta quarta-feira, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmou que a pira olímpica dos Jogos Rio-2016 ficará instalada na região portuária da cidade, mais precisamente na Praça Mauá, próxima também de onde está o Museu do Amanhã, inaugurado este ano.  Coincidência ou não, na mesma local irá funcionar uma espécie de “boulevard olímpico”, com palco para shows e telões que irão exibir as competições olímpicas, numa área que faz parte do projeto de legado olímpico, que era o de revitalizar uma antiga parte degradada da cidade.

Certamente, o clima será de festa permanente, nos 17 dias de duração dos  Jogos. Mas a decisão dos organizadores significou na prática um bico na tradição olímpica.

>>> E mais: Troca de governo, e não do ministro do Esporte, é a maior ameaça à Rio-2016

Será a primeira vez na história dos Jogos de Verão em que o fogo olímpico ficará fora do estádio que recebeu as cerimônias de abertura e encerramento, além das provas de atletismo. Mas não foi a primeira vez que a chama olímpica ficou fora das dependências do estádio. Nos Jogos de inverno de Sochi 2014, a pira também ficou instalada fora da arena que recebeu a cerimônia de abertura. Com uma pequena diferença: o monumento com o fogo olímpico estava localizado ao lado do estádio olímpico.

Nos Jogos de inverno de Sochi, em 2014, a pira olímpica também ficou do lado de fora do estádio (Crédito: Reprodução)

Nos Jogos de inverno de Sochi, em 2014, a pira olímpica também ficou do lado de fora do estádio (Crédito: Reprodução)

No caso da Rio-2016, algumas peculiaridades ajudaram a que a decisão de deixar a pira na região portuária. A primeira delas é que não existe um estádio olímpico propriamente dito no Rio. O Maracanã receberá as cerimônias (abertura e encerramento) e as finais do futebol masculino e feminino. O atletismo, uma das modalidades mais tradicionais na Olimpíada, será disputado no estádio Nilton Santos, o Engenhão (ou Niltão, como os torcedores do Botafogo preferem chamá-lo).

Ainda que estas razões justifiquem a colocação da pira olímpica em um espaço distante de qualquer sede esportiva dos Jogos, para mim a solução encontrada foi  péssima. Talvez fosse ideal repetir o exemplo russo e deixar a pira olímpica em frente ao Maracanã, um símbolo do esporte mais popular do Brasil. Ou então, como sugeriram alguns colegas da redação do Lance!, deixar a chama acesa no Cristo Redentor.

Pelo visto, essa coisa de tradição anda meio fora de moda.

 

Mais em Isto é Brasil