Siga o OTD

Seleção Brasileira

O incrível recorde de Jadel Gregório

Marca histórica no salto triplo completa dez anos e nos lembra da importância de Jadel Gregório para o atletismo brasileiro

A marca de 17,90 m coloca Jadel Gregório como um dos 10 maiores triplistas da história (Crédito: Iaaf)

A marca de 17,90 m coloca Jadel Gregório como um dos 10 maiores triplistas da história (Crédito: Iaaf)

Muito bacana a lembrança feita pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), que neste sábado registrou os 10 anos do recorde sul-americano e brasileiro do salto triplo de Jadel Gregório. Pode parecer bobagem, apenas uma efeméride bacana, mas trata-se de um feito importante, especialmente para o atletismo brasileiro.

Em 20 de maio de 2007, durante a disputa do Grande Prêmio Brasil de atletismo, realizado no Estádio Mangueirão em Belém (PA). Jadel derrubou uma marca que durava há 32 anos. Com um salto impressionante de 17,90 m, ele superou em um centímetro o resultado histórico de 17,89 m obtido por João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, em 1975, nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México.

Confira no vídeo abaixo como foi o grande salto de Jadel:

Incrível que mesmo tendo conquistado um resultado tão espetacular como este – trata-se da 9ª melhor marca já alcançada nesta prova em todos os tempos, embora outros atletas tenha saltado além -, Jadel Gregório não teve do torcedor brasileiro o devido reconhecimento.

Parte disso, imagino, talvez por conta da própria personalidade difícil de Gregório, que nunca teve preocupação em fazer marketing pessoal com imprensa ou torcedores. A falta de reconhecimento também pode vir da falta de grandes vitórias em competições internacionais.

Resultados, ele teve. Em, 2007, talvez o principal de sua carreira, ele ficou com a prata no Mundial de Osaka (JAP), quando cravou um belo salto de 17,59 m. Neste mesmo ano, ele conquistou o ouro no Pan-Americano Rio-2007 (17,27 m). Em Olimpíadas, seu melhor desempenho aconteceu nos Jogos de Atenas-2004, ao terminar na quinta colocação (17,31 m).

Sofrendo com lesões, acabou perdendo espaço aos poucos. Após não conseguir se classificar para a Rio-2016, abandonou a carreira. Mas Jadel Gregório tem seu lugar assegurado como um dos maiores triplistas da história, seguindo a mesma escola de Adhemar Ferreira da Silva, Nelson Prudêncio e o próprio João do Pulo.

VEJA TAMBÉM:

Para resgatar credibilidade, atletismo pode ‘apagar’ recordes históricos 
Escândalo do doping deve deixar a Rússia fora do Mundial de atletismo 
Todas as medalhas do atletismo do Brasil na história das Olimpíadas 
Final histórica no salto triplo completa 47 anos

Mais em Seleção Brasileira