Siga o OTD

Hipismo

Sergio Henriques é campeão no salto nos Jogos Sul-Americanos

Sergio Henriques vence Ignacio Javier Montesinos por 0.8 s e conquista a medalha de ouro no salto nos Jogos Sul-Americanos

O mineiro Sérgio Henrique Neves conquistou medalha de ouro no hipismo na modalidade Salto nos Jogos Sul-americanos Odesur 2018 em Cochabamba na Bolívia, nesse sábado, 2/6. Único representante brasileiro na competição, Sérgio montou Valentino, cedido por Rodrigo Bedoya, presidente da Federação de Hipismo da Bolívia.

+CONFIRA O QUADRO DE MEDALHAS DOS JOGOS SUL-AMERICANOS

Foram disputadas três provas com participação de 26 conjuntos. No segundo dia, foi definida a final por equipes em que o Chile garantiu ouro, o Equador, prata, e o Paraguay, bronze. Habilitaram-se para a final individual 16 conjuntos e a pontuação foi zerada. Após dois percursos a 1.40 metro sem faltas, Sérgio com Valentino, do Brasil, e o chileno Ignacio Montesnos, montando Cornetboy, habilitaram-se ao desempate na corrida pelo ouro. Ambos fizeram uma falta, mas com o melhor tempo, 45s21, Sérgio com Valentino sagrou-se campeão sul-americano e Montesnos com Cornetboy foi prata, em 46s01. A medalha de bronze ficou com a equatoriana Nicole Neidl, montando Only Love, que fechou os dois percursos da final com 5 pontos perdidos.

+ ASSISTA AO VIVO O JOGOS SUL-AMERICANOS

“Quando fiquei sabendo que a pontuação seria zerada para a final, procurei não abusar nas duas primeiras provas. Montei o Valentino pela primeira vez há uma semana e logo senti que poderíamos ter um bom rendimento. Mas a medalha de ouro foi praticamente um milagre. Realmente como o nome do cavalo Valentino já diz: ele é um valente”, comemorou o Sergio Marins, 48, campeão brasileiro senior top na modalidade Salto em 2013 e integrante da equipe de Concurso de Completo nos Jogos Olímpicos de Atenas 2000.

Essa foi a quarta medalha de Marins em Jogos Sul-americanos. “Em 2014 fui bronze na prova de caça e bronze individual na final, além de prata por equipes. Agora arrematei o ouro que faltava”, comemorou o brasileiro campeão sul-americano 2018. Felipe Amaral, campeão brasileiro senior top 2013/2017, foi ouro individual no Jogos Sul-americanos 2014.

O hipismo brasileiro não participou dos Jogos com uma equipe por questões de sanitárias e de logística e ainda porque não seriam válidos como qualificativa para Jogos Pan-americanos 2019. Na modalidade Salto, Adestramento e CCE as provas qualificativas para o Pan serão disputadas no Campeonato Sul-americano de Seniores em outubro e novembro na Argentina. “Quero parabenizar o Sérgio Marins por essa incrível conquista e também agradecer a Rodrigo Bedoya pelo gentil empréstimo do cavalo”, destacou Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo no ciclo olímpico até 2020.

Mais em Hipismo