Siga o OTD

Hipismo

Brasil é 4º na Copa das Nações e leva vaga olímpica por equipes

Na finalíssima da Copa das Nações, o Brasil ficou próximo do pódio e carimbou seu passaporte para Paris 2024 com sua equipe

Na imagem, Luciana Diniz, do Brasil, saltando obstáculo com seu cavalo Vertigo du Desert.
Luciana Diniz, do Brasil, saltando obstáculo com seu cavalo Vertigo du Desert. Foto: 2Clac - Gabi Lutz

Na grande final da Copa das Nações, o time do Brasil de Salto deu show de categoria fechando em 4º lugar. Apesar de ficar fora do pódio, a equipe comemora, pois garantiu a vaga do país nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Sagrou-se campeão o time da Alemanha que fechou com zero ponto perdido.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Em Barcelona, na Espanha, o domingo (1º) foi especial para o Brasil no hipismo saltos. O país manteve a tradição de competitividade em alto nível e o histórico de participações em Olimpíada. Obviamente, o time buscava o campeonato da Longines FEI Nations Cup Jumping, mas também estava em duelo direto contra os Estados Unidos pela vaga olímpica.

Disputa pela vaga em Paris

Com as outras seis nações que estavam na final (Alemanha, França, Bélgica, Suíça, Grã-Bretanha e Irlanda) já classificadas para Paris, a disputa da vaga ficou direta entre Brasil e os norte-americanos. Foi um embate acirrado. O tempo somado dos Estados Unidos foi ligeiramente melhor do que os brasileiros, 253s47 contra 253s82. Contudo, o Brasil ficou na frente por ter um ponto a menos nas penalidades. O país fechou com 8 pontos contra 9 dos adversários.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A equipe brasileira teve em sua composição Luciana Diniz com Vertigo du Desert, Marlon Zanotelli com Grand Slam VDL, Pedro Veniss com Nimrod de Muze Z, Rodrigo Pessoa com Major Tom e Stephan Barcha com Chevaux Primavera Império Egípcio.

A Alemanha foi o único país a zerar todos os percursos e foi a campeã com o tempo de 246s49. A prata ficou com a França, que cometeu o mesmo número de penalidades que o Brasil, mas fez um tempo acumulado mais baixo, 249s74. Similarmente, como o bronze da Bélgica, que teve 8 pontos e 251s25 de somatória.

O próximo grande desafio do Brasil é o Pan-americano no Chile, entre 30 de outubro e 4 de novembro, onde o país busca o heptacampeonato por equipes e os três melhores países garantem vaga olímpica que, no entanto, agora o Brasil já garantiu.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Hipismo