Siga o OTD

Hipismo

Totty Miranda fatura o GP nos 86 anos do Clube Hípico de Santo Amaro

Concurso em comemoração aos 86 anos do Clube, Totty Miranda foi campeão e Guilherme Foroni, vice. Atletas olímpicos foram homenageados

Totty Miranda vence GP
(Luisa Ruas/CBH)

Encerrando o Concurso de Salto em comemoração ao 86º Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro (SP), maior polo hípico do país, o cavaleiro Totty Miranda, montando Dorlanda, faturou o GP Bulova, a 1.50/1.55m. Dos 32 conjuntos, os 12 melhores – dentre os quais seis com somente 1 ponto perdido – foram para a 2ª e decisiva volta com R$ 140 mil em jogo. A 1ª volta contou com 13 obstáculos, incluindo um duplo e um triplo salto, e a 2ª volta com 8 obstáculos, com um duplo, nos percursos idealizados pelo course-designer internacional Gabriel Malfatti.

Último em pista, Totty Miranda com Dorlanda, uma sela francesa de 13 anos, foi o único entre os conjuntos com 1 ponto perdido na 1ª volta a zerar a 2ª volta, em 52s86 , faturando o título do GP do Aniversário do CHSA 2021. Trazendo uma falta da 1ª passagem e com espetacular zero faltas em 43s26, o ginete da Guilherme Foroni, campeão do GP em 2019 e vice em 2020, garantiu mais um vice-campeonato, dessa feita, montando Chelsea, fêmea Brasileira de Hipismo de 10 anos.

+‘A cabeça queria, mas o físico não está pronto’, diz Caio Ribeiro sobre pódio em Tóquio

Apresentando Ana Carol Ipiranga, BH de 14 anos, a catarinense Mariana Cassetari, uma das duas amazonas no GP, foi a primeira a zerar a 2ª volta, em 44s56, trazendo uma falta da 1ª volta fechou na 3ª colocação. Completaram o placar do 4º ao 6º posto, o brasiliense Flavio Grillo Araujo com Lorentino JMen, o carioca Marcello Ciavaglia com sua nova montaria Premier 2S e José Roberto Reynoso Fernandez Filho, tetracampeão do GP de Aniversário do CHSA 2006/2013/2015/2016, com Azrael W.

“Fiquei muito satisfeito. Voltei a montá-la depois de dois meses quando venci um GP no Doda Training Center, a Giulia Scampini voltou a montar ela e saltou dois concursos dentro de casa na Hípica Paulista. Aí o combinado era eu saltar aqui na Santo Amaro e Guilia vai competir com a ela na série Intermediária no Indoor na Hípica Paulista no final do mês”, contou o campeão Totty Miranda.

“Há muito tempo eu não saltava em GP de Aniversário em Santo Amaro. Da última vez em 2016 fui vice no GP que teve vitória do Zé Roberto (Reynoso). Eu tenho várias vitórias no Derby do CHSA, mas só havia vencido o GP uma vez nos anos 90. Quero agradecer aos proprietário da Dorlanda, a Guilia e seus pais Constantino e Olivia Scampini e toda nossa equipe. Também parabenizo a todos por esse evento espetacular”, completou.

Homenagem aos olímpicos da casa

No intervalo entre a 1ª e 2ª volta do GP, o CHSA homenageou seus atletas olímpicos: Camila Mazza de Benedicto, melhor amazona na história dos Jogos com a 9ª colocação em Pequim 2008; José Roberto Reynoso, integrante do Time Brasil em Londres 2012; Marcio Appel, integrante do Time Brasil de Concurso Completo na Rio 2016 e Tóquio 2020, todos presentes na cerimônia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Também foram homenageados, sem estarem presentes, mas devidamente representados: Yuri Mansur, melhor resultado individual do Time Brasil de Salto em Tóquio com a 20ª colocação e 6º lugar por equipes; Marlon Zanotelli, 6º colocado por equipes em Tóquio e atual melhor brasileiro do ranking mundial; João Victor Macari Oliva, melhor brasileiro da história da modalidade Adestramento em Jogos Olímpicos em Tóquio 2020; E finalmente, o Rodolpho Riskalla, cavaleiro criado no CHSA, que honrou a hipismo brasileiro com a conquista da medalha de prata no Adestramento Paraquestre nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Resultado:

Campeão Bartholomeu Bueno de Miranda Neto / Dorlanda – SHP – 1/0 – 1/52s86
Vice Guilherme Dutra Foroni / Chelsea – CHSA – 4/0 – 4/43s26
3º Mariana Cassettari / Ana Carol Ipiranga – Conv – 4/0 – 4/44s56
4º Flavio Grillo Araujo / Lorentino JMen – Conv – 1/4 – 5/47s16
5º Marcello Ciavaglia / Premier 2S – Conv – 1/4 – 5/48s58
6º José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Azrael W – CHSA – 4/4 – 8/45s45

Mais em Hipismo