Siga o OTD

Handebol

Duda Amorim, do handebol, é a mais votada para a comissão de atletas do COB

Vitoriosa nas quadras com a Seleção Brasileira de Handebol e com o clube húngaro Gyor Audi ETO, a armadora Duda Amorim, se prepara para uma nova responsabilidade. Com 23 do 170 votos possíveis, ela foi a mais votada na eleição para a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB), uma responsabilidade que considera de extrema importância para os rumos do esporte nacional. Formado por 19 esportistas, o grupo deve discutir assuntos relacionados principalmente aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, já que essa formação da comissão segue pelos próximos quatro anos.

Com uma vivência ampla no mundo esportivo, Duda Amorim, que foi campeã mundial com a Seleção em 2013, eleita a melhor jogadora do Mundo em 2014, e bicampeã da Champions League, acredita que pode dar sua contribuição. “Fiquei muito honrada com essa indicação”, afirmou. Esse é um canal de comunicação muito importante entre o COB e os atletas de várias modalidades. Eu espero representá-los da melhor maneira possível, trocar ideias e experiências para ajudar o sucesso do esporte brasileiro nesse próximo ciclo olímpico”, acrescentou.

Do total, 15 esportistas foram escolhidos pelos votos de atletas que participaram das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, os outros quatro foram indicados pelo Conselho Executivo da entidade. Cada Confederação Brasileira Olímpica pôde indicar até dois atletas para a eleição, que teve 29 candidatos.

O papel da Comissão de Atletas é trabalhar em conjunto com o Comitê Olímpico, discutindo temas importantes e compartilhando informações relacionadas a competições internacionais, analisar a adoção dos melhores modelos, técnicas e interesses dos atletas olímpicos e formular recomendações a este respeito, além de incentivar a presença feminina no esporte e apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens por meio do esporte.

O presidente da Comissão, que será escolhido pelos próprios atletas na primeira reunião do grupo, tem assento garantido na Assembleia do COB. Duda pretende corresponder à altura a oportunidade de fazer parte desse seleto grupo. “Estou muito feliz pelos votos e pelos atletas que confiaram em mim e também pelo COB me dar essa oportunidade”, encerrou Duda Amorim.

Após eleição entre os atletas do Time Brasil que participaram das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, foram definidos 15 novos integrantes da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Além deles, outros quatro foram escolhidos pelo Conselho Executivo da entidade. Os eleitos, que representam 16 modalidades diferentes, integrarão a Comissão no período 2017/2020. Duda Amorim, campeã mundial de handebol em 2013, foi a mais votada pelos colegas, com 23 votos.

Todos os atletas brasileiros participantes das últimas duas edições de Jogos Olímpicos tiveram direito a voto. Cada Confederação Brasileira Olímpica pôde indicar até dois atletas para a eleição, que teve 29 candidatos. Dos 622 atletas com direito de voto, 170 participaram da eleição que definiu os 15 atletas mais votados. Outros quatro atletas foram indicados pelo Conselho Executivo do COB, como está previsto no regulamento da Comissão: a bicampeã olímpica de vôlei Fabi Alvim, a campeã mundial e medalhista olímpica de basquete Hortência Marcari, além da velejadora Isabel Swan, bronze em Pequim 2008, e a atleta de esportes inverno Isabel Clark, responsável pelo melhor resultado da história do Brasil no snowboard, o nono lugar em Turim 2006.

Os objetivos da Comissão de Atletas são: ser o principal canal de comunicação dos atletas com o COB; estabelecer um ambiente de discussão onde os atletas possam compartilhar informações e ideias relacionadas aos Jogos Olímpicos, Pan-americanos e Sul-americanos; oferecer sugestões e recomendações sobre qualquer assunto relacionado ao Movimento Olímpico; analisar a adoção dos melhores modelos, técnicas e interesses dos atletas olímpicos e formular recomendações a este respeito; incentivar a presença feminina no esporte; apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens através do esporte.

A Comissão de Atletas do COB no último ciclo olímpico teve o campeão olímpico de vôlei de praia Emanuel Rego como presidente e Hortência Marcari como vice. O novo presidente da Comissão, que tem assento garantido na Assembleia do COB, será escolhido pelos próprios atletas na primeira reunião da nova comissão, ainda sem data definida.

Além de Duda, a Comissão contará também com a presença de Beatriz “Baby” Futuro (rúgbi), Emanuel Rego (vôlei de praia), Fabiana Murer (atletismo), Yane Marques (pentatlo moderno), Tiago Camilo (judô), Poliana Okimoto (maratona aquática), Arthur Zanetti (ginástica artística), Thiago Pereira (natação), Fabiano Peçanha (atletismo), Emerson Duarte (tiro esportivo), Bruno Mendonça (hóquei sobre grama), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Iziane Marques (basquete), Marcelo Machado (basquete), Fabiana Alvim (vôlei), Hortência Marcari (Basquete), Isabel Clark (snowboard) e Isabel Swan (vela), estes últimos quatro, escolhidos pelo Conselho Executivo do COB.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol