O técnico Cristiano Rocha definiu, nesta quinta-feira (04), a lista de jogadoras convocadas para defender a seleção brasileira de handebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Foram chamadas 14 atletas, além de três suplentes, que buscarão uma medalha inédita na capital francesa a partir do próximo dia 25. A experiente goleira Babi Arenhart, de 37 anos, ficou fora da lista.
- Corinthians bate Catanduva com folga e se reabilita no Paulista
- Kamilla Cardoso tem pouco tempo de quadra no revés do Sky
- Rodrigo Pessoa conquista o título do Grand Prix de North Salem
- Associação Cacaueira finaliza com o título geral do Brasileiro
- Damiris Dantas tem atuação decisiva em vitória na WNBA
Campeã mundial e uma das líderes da seleção brasileira de longa data, Babi perdeu a concorrência para duas atletas que fizeram uma grande temporada em solo europeu. Renata Arruda foi a MVP da Liga Europa, enquanto Gabi Moreschi foi a vice-campeã e a goleira com mais defesas na Champions League. Babi irá a Paris como suplente e poderá jogar em caso de lesão de alguma atleta.
Com isso, o Brasil não terá nenhuma remanescente do histórico título mundial de 2013. Além de Babi, Mariana Costa é outra que esteve no plantel vencedor e poderia disputar os Jogos Olímpicos outra vez, mas acabou cortada. Ainda sem estar 100% por conta de uma lesão, Ana Paula Rodrigues sequer participou da fase de treinamentos preparatórios.
Entre as outras convocadas, estão Larissa Araújo, Jéssica Quintino e Adriana Cardoso, a Doce, nas pontas; Marcela Arounian e Tamires Morena, como pivôs; e Bruna de Paula, Gabi Bitolo, Kelly Rosa, Mariane Fernandes, Giulia Guarieiro, Patrícia Matieli e Jhennifer Santos, como armadoras. Babi Arenhart, Samara Vieira e Ana Cláudia Bolzan são as suplentes da lista.
O Brasil em Paris
O Brasil está no grupo B do torneio de handebol feminino de Paris-2024, ao lado de Angola, Espanha, França, Holanda e Hungria. A seleção enfrentará esses cinco países e precisará ficar no top-4 do grupo para se garantir nas quartas de final. O grupo A conta com Alemanha, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovênia, Noruega e Suécia.
A estreia da equipe comandada por Cristiano Rocha será em 25 de julho, um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, contra a Espanha, às 09h (horário de Brasília). Será a primeira aparição do Brasil no megaevento, considerando todas as modalidades coletivas. Os jogos da primeira fase acontecerão na Paris Expo Porte de Versailles.