Siga o OTD

Handebol

Brasil derrota Romênia por um gol em estréia de torneio de handebol na Suíça

A Seleção Brasileira de handebol masculino passou pelo primeiro desafio na Yellow Cup, nesta sexta-feira (6), torneio amistoso preparatório para o Mundial da modalidade, que será disputado na França, a partir do dia 11. A equipe comandada por Washington Nunes, bateu a Romênia, em Winterthur, na Suíça, com o placar de 25 a 24 (13 a 13 no primeiro tempo), e mostrou que está no caminho certo.
Esse período tem grande importância para a Seleção Brasileira de handebol masculino ganhar o entrosamento que falta para estar 100% até a estreia contra a França na próxima quarta-feira (11), em Paris, principalmente para as jovens apostas do treinador, que foram integradas ao elenco. A equipe verde e amarela saiu na frente e conseguiu levar uma pequena vantagem a maior parte do tempo, mas que foi muito importante para toda a sequência do duelo. No final da primeira etapa, os romenos investiram em algumas ações de ataque que surtiram efeito e deixaram tudo igual.
O segundo tempo seguiu o mesmo ritmo intenso, e Washington fez várias trocas e colocou todo mundo em quadra. O equilíbrio permaneceu até o final, quando os brasileiros conseguiram abrir dois gols de vantagem. Os adversários ainda colocaram a bola na rede mais uma vez, mas não conseguiram mais alcançar.
A avaliação de Washington foi positiva para a partida de estreia da Seleção Brasileira de handebol masculino, diante de uma equipe bastante forte como a Romênia. “O jogo foi dentro do que esperávamos. Conseguimos fazer uma boa rotação com os meninos. Há um bom tempo que não competimos e o primeiro jogo é sempre mais complicado. Como havia dito, foi um adversário interessante. Eles fizeram algumas propostas de defesa em 6×0, com a saída de um jogador não direto para tentar interceptar a bola, e também quando jogamos com um a mais, eles usaram a 4x1x1, que é um sistema diferenciado usado no Barcelona, e conseguimos vencer essas dificuldades. Isso foi muito bom. Tivemos uma participação equilibrada, dividimos bem os gols por quase toda a equipe e uma atuação muito boa dos meninos novos”, disse.
O técnico pretende seguir a mesma linha de testar a todos os atletas na partida de amanhã, contra a Eslováquia. “O Cleryston e Guilherme fizeram um bom papel de avançado. O Ceretta e o Rogério entraram pouco tempo. A ideia é que amanhã joguem um pouco mais. Para amanhã queremos dividir um pouco mais as tarefas. O time da Eslováquia também requer bastante cuidado, mas precisamos ir compartilhando o tempo de todo mundo para que todos ganhem ritmo de jogo. A avaliação foi positiva. É um torneio importante também por vencer um adversário que está liderando a chave dele no Pré-Europeu, o que nos dá boas perspectivas para continuar crescendo”, apontou o treinador.
O goleiro Maik Santos, o mais experiente da Seleção Brasileira, apontou a igualdade entre as equipes e exaltou o potencial do Brasil em não deixar o ritmo cair. “Tivemos um jogo um pouco lento e complicado do começo ao fim. Um confronto equilibrado, mas conseguimos abrir três gols no segundo do tempo. O grupo está pegando o ritmo um do outro. Temos uma equipe experiente, em que a maioria está jogando na Europa, em clubes grandes, então, sabe o que fazer dentro de quadra. Foi um jogo equilibrado e o importante é que saímos com a vitória.”
Amanhã, o Brasil encara a Eslováquia, às 13h30 (horário de Brasília). Os adversários sofreram uma derrota para os suíços hoje, por 29 a 18. A partida terá transmissão on-line  pelo site: http://handballtv.ch/sport/handballTV
Gols do Brasil – Thiagus (5), Chiuffa (3), Teixeira (3), Lucas (2), Haniel (2), Cleryston (2), Tche (2), José Guilherme (2), Guilherme (2), Thiago (1) e João Pedro (1).
Yellow Cup
Sexta-feira (6)
Suíça 29 x 18 Eslováquia
Brasil 25 x 24 Romênia
Sábado (7)
13h30 – Eslováquia x Brasil
16h – Suíça x Romênia
Domingo (8)
10h30 – Romênia x Eslováquia
13h15 – Suíça x Brasil
Seleção Brasileira de handebol masculino
Goleiros – César Augusto de Almeida ‘Bombom’ (OIF Arendal-Noruega) e Maik Santos (AL-Rayyan-Qatar).
Armadores – Gabriel Ceretta Jung (FC Barcelona-Espanha), Haniel Lângaro (BM Naturhouse La Rioja-Espanha), José Guilherme de Toledo (Orlen Wisla Plock-Hungria), Oswaldo Maestro Guimarães (Anaitasuna-Espanha), Thiago Alves Ponciano (BM Ciudad Encantada-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria).
Centrais – Henrique Teixeira (CB Huesca-Espanha) e João Pedro Francisco da Silva (Chambery Savoie Handball-França).
Pontas – Claryston David Cordeiro Novais (ADJF/Independência Trade-MG), Fábio Chiuffa (KIF Kolding Kobenhav-Dinamarca), Guilherme Torriani (Vegus/Guarulhos-SP) e Lucas Cândido (BM Guadalajara-Espanha).
Pivôs – Alexandro Pozzer (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha) e Rogério Moraes (WC Vardar-Macedônia) .
Comissão técnica
Técnico: Washington Nunes
Assistente técnico: Hélio Lisbo Justino
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Preparador físico: Fernando Millaré
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Supervisor: Cássio Marques

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol