Siga o OTD

Handebol

Maior campeonato de handebol das Américas começa nesta terça

Sul-Centro Americano de handebol feminino começa nesta terça-feira, no Pinheiros, reunindo 12 equipes

Mayara, jogadora do Pinheiros, disputará o Sul-Centro Americano de handebol feminino
(Foto: Acervo pessoal)

Após uma semana bastante agitada com a disputa masculina, que terminou com o título do argentino San Fernando, agora chegou a hora das mulheres entrarem em quadra pelo Campeonato Sul-Centro Americano de handebol feminino. A competição começa nesta terça-feira (05), no ginásio Henrique Villaboim, em Pinheiros, São Paulo (SP), contando com 12 equipes, sendo quatro brasileiras.

Dono da casa, o Pinheiros (SP) é o atual campeão da competição e será um dos postulantes ao título da nova edição, assim como os compatriotas Clube Português (PE), Sorocaba (SP) e Nacional (SC). Além dos times brasileiros, a competição reúne outras oito equipes, de três países distintos: Argentina, Uruguai e Chile.

Klau, do Nacional handebol feminino
Klau, atleta do Nacional, é uma das atrações da competição (Foto: Acervo pessoal)

Os times estão divididos em quatro grupos com três times em cada um. Na fase de grupos, todos jogam contra todos, sendo que apenas o campeão de cada chave avança para a semifinal. A fase inicial do Sul-Centro Americano acontecerá de terça até quinta-feira (08). A semi está prevista para a sexta-feira (09), enquanto a final, para o sábado (10), às 20h, com todos os jogos com entrada gratuita para o público.

Expectativas

“Será uma competição bastante difícil, nosso time sofreu algumas mudanças, mas aponto as quatro equipes brasileiras como favoritas”, disse Mayara Fier, capitã do Pinheiros, ao Olimpíada Todo Dia. Na última edição do Sul-Centro Americano, sua equipe foi campeã após vencer o Clube Português por 19 a 17 na final, realizada em Buenos Aires.

Os clubes devem entregar até a tarde desta segunda-feira (05) a lista das atletas inscritas. De acordo com o auxiliar técnico do Pinheiros, isso acaba sendo uma dificuldade para as equipes brasileiras conhecerem as rivais. “Não temos muitas informações dos clubes de fora, não sabemos como será o jogo delas”, disse Maurício Antonucci.

Grupos do Sul-Centro Americano de handebol feminino:

1: River Plate (ARG), Ovalle (CHI) e Sorocaba (BRA)
2: Ferro Carril Oeste (ARG), Goes (URU) e Nacional (BRA)
3: Pinheiros (BRA), Scuola Italiana (URU) e Leonas (CHI)
4: Clube Português (BRA), Jockey Club (ARG) e Regatas (ARG)

Felipe de Abreu é jornalista formado em 2000. Já trabalhou em grandes emissoras de TV, como Record, Band, SBT e Fox Sports. Desde 2022 é editor chefe na Jovem Pan. Já cobriu copa do mundo e olimpíadas. E tem um canal de esportes no Instagram, o Entre Linhas (entre.linhasof)

Mais em Handebol