Siga o OTD

Handebol

Brasil bate Argentina e é campeão do Sul-Centro Americano

Com grandes atuações do goleiro Rangel e do pivô Rogério Soares, o Brasil bateu a Argentina por 20 a 17 e conquistou o título do Sul-Centro Americano

Brasil campeão Argentina Campeonato Sul-Centro Americano de handebol Rangel Rogério Moraes
Bruno Ruas/ CBHb

A partida foi emocionante como sempre é o principal clássico sul-americano do handebol masculino. Mas com grande atuação do goleiro Rangel e do pivô Rogério Moraes, o Brasil derrotou a Argentina por 20 a 17 e conquistou o título do Campeonato Sul-Centro Americano, disputado em Recife. As duas equipes já estavam classificadas para o Mundial de 2023, mas, por ter sido campeã do continente, a seleção brasileira terá uma situação melhor no sorteio e poderá pegar uma chave melhor na competição que será disputado na Alemanha e na Suécia.

“A gente está acostumado a jogos muito difíceis contra a Argentina. Estamos muito felizes. Vínhamos de duas derrotas consecutivas para eles. Esperamos fazer um grande Mundial e fazer um resultado histórico lá”, afirmou o goleiro Rangel depois da partida.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A curiosidade é que a organização do Campeonato Sul-Centro Americano escolheu Rogério Moraes como o melhor em quadra, mas o pivô preferiu dar o troféu para o goleiro Rangel, que teve participação fundamental na vitória desde os primeiros minutos.

No primeiro tempo, a Argentina contou com boa atuação do craque Simonet, mas quem se destacou mesmo foi James Parker, que marcou quatro gols nos primeiros 30 minutos. Apesar disso, o Brasil se manteve na frente do placar na maior parte do tempo, principalmente pelas grandes defesas feitas por Rangel.

A liderança do placar foi perdida quando Thiagus Petrus levou dois minutos e a Argentina fez 10 a 9. Mas, no finalzinho, Léo Dutra fez um golaço numa jogada individual que terminou com uma bomba sem chances para o goleiro Maciel. Assim, os dois times foram para o intervalo empatados em 10 a 10.

O começo do segundo tempo foi preocupante. Em menos de dois minutos, a Argentina chegou a 12 a 10 e o Brasil teve muita dificuldade para reagir. A bola não queria entrar porque o goleiro Maciel virou um paredão. Foram quase cinco minutos sem marcar, jejum que terminou numa cobrança de sete metros de Chiuffa.

A partir daí, a situação mudou e quem começou a parar no paredão chamado Rangel foi a Argentina, que ficou incríveis 11 minutos sem balançar a rede. O Brasil se aproveitou para virar o placar e chegar a 14 a 12.

Mas a Argentina tem um time forte também e soube reagir. Assim que o jejum de gols deles terminou, foram três seguidos na rede até Simonet fazer 15 a 14.

Não foi fácil recupera a liderança do placar, mas entraram em ação três personagens que foram fundamentais para a virada. Primeiro, Haniel, que ainda não tinha marcado, fez dois gols muito importantes. Depois, Rogério Moraes chamou o jogo no pivô e foi o responsável por sofrer dois sete metros, que se transformaram em gols de Rudolph.

Para completar, o Brasil ficou com um a menos faltando 2min18 para o fim do jogo com a exclusão de Thiagus Petrus. Com um a mais, a Argentina teve a chance de empatar, mas Rangel fez três grandes defesas e impediu a reação. O paredão somado a Haniel, que marcou o último gol, fizeram o placar terminar em 20 a 17.

Veja como foi: Brasil x Argentina – Sul-Centro americano de handebol masculino 2022

Mais em Handebol