Siga o OTD

Handebol

Brasil estreia com vitória em cima da Croácia no Mundial

Diante das medalhistas de bronze do Europeu de 2020, seleção vai bem nas infiltrações e conta com Babi inspirada para fazer 25 a 20

Brasil x Croácia - Ao vivo - Mundial de handebol feminino - Babi Arenhart - Bruna de Paula
(Jonne Roriz/COB)

O Campeonato Mundial de handebol feminino não poderia ter começado melhor para o Brasil! Nesta quinta-feira (2), a seleção feminina de handebol fez sua estreia na competição, realizada na Espanha, diante da equipe da Croácia. Jogando muito bem no ataque e na defesa, as guerreiras brasileiras venceram por 25 a 20 a Croácia, medalhista de bronze no último campeonato europeu de 2020.

+Tudo que você precisa saber sobre o Mundial de handebol feminino

A seleção deu show no ataque no primeiro tempo. Com passes rápidos, quebrou a marcação croata e conseguiu vários gols através de infiltrações. A defesa também foi muito agressiva, forçando diversos turnovers da Croácia. O Brasil foi ao intervalo vencendo por 18 a 12. Diversas atletas anotaram três gols, o que mostra a eficiência da troca de bola de um lado para o outro da quadra.

Na segunda etapa, a Croácia começou melhor, mas Bruna de Paula e Ana Paula Belo ajudaram a frear a reação. No entanto, a estrela dos 30 minutos finais foi mesmo a goleira Babi Arenhart, que já havia brilhado no 1º tempo. Com uma grande sequência de defesas, ajudou a aumentar de seis gols para nove a diferença brasileira.

O ritmo e o aproveitamento caíram nos 10 minutos finais com passes errados e a Croácia reduziu a diferença. Ainda assim, a defesa seguiu pressionando e Bruna de Paula comandou o ataque, impedindo a Croácia de tirar mais do que quatro gols. Com sete gols e cinco assistências, Bruna de Paula foi eleita a melhor em quadra.

AO VIVO: Brasil e Croácia - Mundial de handebol feminino
Gáspar Nóbrega/COB

Próximos jogos e classificação

O Brasil está no grupo G ao lado de Croácia, Japão e Paraguai. Com a vitória, o país assume a liderança, mas pode ser ultrapassado por Japão e Paraguai, que ainda jogam.

Os três melhores times nesta fase de grupos avançam para a fase principal. Os três primeiros são tidos como os favoritos a conseguirem as vagas, enquanto as paraguaias brigam por fora.

O próximo compromisso do Brasil será nesse sábado para enfrentar o Japão. A partida ocorre às 16h30 (do horário de Brasília e você acompanha em tempo real aqui no Olimpíada Todo Dia.

Quebrando o tabu

Historicamente, o Brasil tem um retrospecto de derrotas contra a Croácia, que se classificou para este Mundial pela primeira vez em 10 anos. A seleção feminina de handebol venceu apenas um jogo e perdeu outros dois. As equipes se enfrentaram também em um amistoso em abril deste ano, em que as croatas levaram a melhor.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Vale lembrar que, desde o título conquistado em 2013, a seleção não obteve bons resultados no Mundial de handebol feminino. A equipe terminou em 10º em 2015, na Dinamarca, e caiu para 18º em 2017, na Alemanha, e para 17º no Japão, em 2019.

Por fim, o grupo foi definido. Depois de iniciar a última fase de treinamentos para o Mundial de Handebol feminino com 18 jogadoras, o técnico Cristiano Rocha realizou os dois últimos cortes. Deixaram o elenco, então, a armadora Gabi Constantino e a goleira Gabi Moreschi.

Tabela da seleção feminina:

02/12: 14h – Croácia x Brasil
04/12: 16h30 – Japão x Brasil
06/12: 14h – Brasil x Paraguai

Mais em Handebol

viagra