Siga o OTD

Handebol

Semifinais da Liga Nacional Feminina começam nesta quinta

(Cinara Piccolo/Photo&Grafia)

São Bernardo x Blumenau e Pinheiros x Concórdia são as Semifinais da Liga Nacional de Handebol Feminino, que começam nesta quinta.

A fase final da Liga Nacional Feminina de Handebol começa nesta quinta-feira.. O primeiro duelo das semifinais será entre UNIP/São Bernardo (SP) e Abluhand/FURB/FMD Blumenau (SC), que se enfrentam às 19h, no Ginásio Vitório Zanon (Baetão), em São Bernardo do Campo (SP), com entrada gratuita. Mais tarde, às 21h, é a vez de Pinheiros e Concórdia duelarem no mesmo local. Todas as partidas desta reta final , com exceção da disputa de terceiro lugar, serão transmitidas pelos canais SporTV.

São Bernardo x Blumenau – a primeira das Semifinais da Liga Nacional de Handebol Feminino

São Bernardo chega para o confronto depois de terminar a Conferência Sul/Sudeste na liderança e também após ficar em primeiro na chave A da segunda fase. No único jogo realizado contra Blumenau na fase regional, a atual vice-campeã da Liga venceu fora de casa por 29 a 25. Além disso, o confronto deste ano será a reedição da semifinal do ano passado, vencida pelas paulistas. Porém, apesar de todos esses fatores, o técnico Eduardo Carlone prefere manter cautela.

“No ano passado, jogamos em casa e perdemos a final para o Pinheiros. Jogamos três ou quatro vezes por ano contra o Pinheiros, e os outros times também já conhecem a quadra, mas temos uma vantagem por treinar aqui, um ginásio que foi reformado e agora está com outro piso”, afirmou.

“Tivemos a melhor campanha na primeira fase, mas acredito que essa vantagem de sair em primeiro não afeta em nada. Os quatro times se equivalem, são times de tradição, já jogaram a Liga Nacional outras vezes e será bem equilibrado”, acrescentou.

Do outro lado, Blumenau terminou em terceiro na Conferência e ficou em segundo no grupo B da segunda fase, o que resultou no confronto contra São Bernardo. No ano passado, a equipe conquistou a terceira colocação ao bater a UnC/Concórdia na disputa do bronze.

“É uma semifinal. Não existem muitos favoritos em semifinais, e sim algumas vantagens para uma equipe ou outra a cada partida decisiva. Eu vejo São Bernardo em um momento muito bom, veio de uma vitória no Paulista, tem recuperado algumas atletas de lesão e está engrossando o elenco. Nós, pelo contrário, temos um elenco um tanto quanto pequeno em nível adulto, muitas meninas juvenis que estamos lançando e tivemos lesões importantes nas últimas semanas (Marcela rompeu o ligamento cruzado do joelho, e Amanda rompeu o tendão de aquiles)”, disse o treinador Sérgio Graciano, que mesmo assim confia no restante do grupo.

“As meninas mais novas estão vindo bem, querem mostrar serviço e acho que essa é uma oportunidade de ouro para elas. Perdemos a final dos Jogos Abertos, aprendemos bastante nas derrotas e estamos focados para não repetir os erros que cometemos. Em todo caso, as semifinais serão bastante equilibradas. Queremos tentar surpreender e ir para a final”, finalizou.

Pinheiros x Concórdia – a segunda semifinal

Pinheiros x Concórdia –
Liga Nacional de Handebol Feminino. Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia

O Pinheiros foi campeão da Liga Nacional Feminina de Handebol em 2016 e cruzou com o Concórdia (SC) na semifinal do ano passado. Agora, as duas equipes voltam a se encontrar na fase final da edição deste ano. Na semifinal da última temporada, as paulistas eliminaram as catarinenses e depois bateram São Bernardo na final para conquistarem o título nacional. Já em 2017, o Pinheiros terminou com a segunda melhor campanha na Conferência Sul/Sudeste (atrás de São Bernardo) e depois liderou a chave B na segunda fase da Liga, o que garantiu um lugar entre os quatro melhores.

“Fizemos uma segunda fase bem dura e quase ficamos fora. O formato da Liga este ano fez com que a competição fosse mais nivelada quando misturou as regiões. Na segunda fase, foram jogos bem disputados. E isso tudo acrescentou bastante para o nível da competição”, afirmou o técnico Alex Aprile.

“Esperamos a mesma dificuldade que encontramos ano passado quando enfrentamos Concórdia. Em 2016, tivemos um jogo que perdemos por dois gols, revertemos na segunda partida, e esse ano é tentar fazer um primeiro jogo melhor para não ter o sufoco do ano passado, mas sabemos que é difícil. Concórdia é um time mais calejado de jogos de decisões e já fez muitas finais”, acrescentou.

Já Concórdia acabou na quarta posição no ano passado após perder o bronze para Blumenau. Neste ano, a equipe ficou em quarto na disputa regional e depois terminou em segundo no grupo A da segunda fase. No único duelo que fez contra o Pinheiros na Conferência Sul/Sudeste, realizado em agosto, as catarinenses foram derrotadas, fora de casa, por 23 a 19.

“Estamos ansiosos para as semifinais da Liga Nacional e também estamos felizes por alguns resultados obtidos neste ano, como o terceiro título nos Jogos Universitários Brasileiros, o hepta dos Jogos Abertos de Santa Catarina, e agora em busca também de um resultado positivo na Liga Nacional”, disse o treinador Alexandre Schneider.

“Sabemos das dificuldades que vamos encontrar por tudo que passamos neste ano, mas estou muito contente e acredito que a equipe cresceu de produção nos últimos dias e creio que podemos fazer um grande papel e quem sabe chegar novamente à final da Liga. Respeitamos muito a equipe do Pinheiros, atual campeã e que nos tirou no ano passado também na semifinal”, finalizou.

Fase final da Liga Nacional Feminina de Handebol

Quinta-feira (16)
19h: UNIP/São Bernardo (SP) x Abluhand/FURB/FMD Blumenau (SC) – SporTV
21h: Pinheiros (SP) x UnC/Concórdia (SC) – SporTV

Sexta-feira (17)
19h45: UNIP/São Bernardo (SP) x Abluhand/FURB/FMD Blumenau (SC) – SporTV
21h45: Pinheiros (SP) x UnC/Concórdia (SC) – SporTV

Domingo (19)
10h: Final – SporTV
12h: Disputa do 3º lugar

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Handebol