Siga o OTD

Handebol

Brasileiros na Europa vencem em 5 ligas nacionais diferentes

Equipes com jogadores do país no elenco saíram com a vitória na Eslováquia, Espanha, França, Hungria, e na Romênia

Guilherme Linhares Tatran Presov Eslováquia
Brasileiros na Europa vencem em cinco ligas nacionais diferentes (Instagram/tatranpresov_)

A quarta-feira (11) de ação pelas ligas nacionais de handebol na Europa foi pra lá de produtiva para os atletas brasileiros espalhados pelo velho continente. Na Eslováquia, Espanha, França, Hungria, e na Romênia, apenas um dos jogadores nascidos no Brasil saiu de quadra com a derrota, e em um confronto verde-amarelo, ainda por cima. Os destaques foram Guilherme Linhares, maior goleador do dia na Eslováquia, e Gabi Moreschi, autora de grandes defesas na França.

Confira um resumo do que melhor aconteceu e a classificação das equipes dos brasileiros em suas respectivas ligas.

Nove gols na Eslováquia

Os melhores brasileiros dessa quarta-feira no handebol da Europa foram Guilherme Linhares, Pedro Pacheco e o goleiro Marcos Vinícius Colodeti. Na vitória do Tatran Presov por 34 a 24 diante do Sala, Guilherme e Pedro anotaram 5 e 4 gols, respectivamente.

Foi a 6ª vitória em seis jogos do Presov no Campeonato Eslovaco masculino. Guilherme Linhares, Pedro e Marcos Vinícius lideram a competição com 12 pontos ganhos.

Duas vitórias na França

Gabi Moreschi abriu o dia na França com vitória. Diante do Dijon, sua equipe, o Fleury Loiret, venceu por 24 a 19 com nove defesas da goleira brasileira.

Na sequência, o Nantes, de Bruna de Paula, suou, mas conseguiu um bom resultado diante do Merrignac por 28 a 26. Recuperada do coronavírus, a jogadora marcou dois gols em cinco arremessos tentados.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Com as vitórias, as equipes de Gabi Moreschi e Bruna de Paula chegaram aos 14 pontos (4V e 2D), com vantagem para o Fleury Loiret no saldo de gols. O líder é o Metz, com 21 pontos (7V e 0D).

O Chambray Tourane, de Ana Paula Belo, jogaria hoje, mas teve uma partida adiada.

Vitória apertada na Hungria

Acostumado a golear os adversários e ganhar com boa folga no Campeonato Húngaro Masculino, o Veszprém, de Rogério Moraes, teve um jogo bastante parelho nessa quarta-feira. Em casa diante do Ferencvaros, a equipe teve trabalho, mas venceu por 29 a 26, com três gols do brasileiro.

Essa foi a 9ª vitória em nove jogos do Veszprém no torneio. Com 18 pontos conquistados, o time de Rogério Moraes lidera com tranquilidade a liga nacional. O Ferencvaros, por sua vez, é o 3º, com 8. Vale lembrar que muitas equipes possuem jogos a menos por conta de adiamentos causados pelo coronavírus.

Jogadores brasileiros que atuam no handebol da Europa saíram de quadra com a vitória na Eslovênia, Espanha, França, Hungria, e na Romênia
Brasileiros na Europa vencem em 5 ligas nacionais diferentes (Instagram/telekomveszprem)

Larsisa vence duelo verde-amarelo na Romênia

No leste da Europa, confronto brasileiro entre as equipes de Tamires Morena e Larrissa Araújo pela 6ª rodada do Campeonato Romeno feminino. Jogando em casa, o Dunarea Braila, de Tamires, perdeu para o Minaur Baia Mare, de Larissa, por 26 a 19.

As brasileiras foram discretas na partida. Tamires marcou um gol, enquanto que Larissa tentou um arremesso e acabou errando.

O Minaur Baia Mare permanece invicto no Campeonato Romeno com cinco vitórias e um empate. e lidera com 16 pontos. O Dunarea Braila, por sua vez, tem quatro triunfos e duas derrotas e ocupa a 6ª posição com 12.

Líder no A e no B

Na Espanha, apenas três das seis partidas previstas para hoje no Campeonato Espanhol masculino aconteceram. Destaques para a vitória da equipe de Alan e João Pedro. Jogando fora de casa, o Puente Genil bateu o Guadalajara por 27 a 22, com direito a cinco gols dos brasileiros (quatro de João Pedro e um de Alan).

Foi a quinta vitória em dez jogos da equipe que ocupa provisoriamente a 5ª colocação do Espanhol. O líder é o Barcelona, que ontem manteve o 100% de aproveitamento, com direito a Haniel Langaro brilhando em duelo brasileiro.

No feminino, o Bera Bera, que possui Alice Silva, Adriana de Castro e Mariane Cristina no elenco, venceu mais uma. A vítima da vez foi o Aula Valladolid, que caiu pelo placar de 35 a 25. Mariane e Adriana contribuíram com quatro e três gols, respectivamente. A equipe lidera o Grupo A do Campeonato Espanhol feminino com 13 pontos.

Já pelo grupo B, o Granollers, de Giulia Guariero, venceu o Porriño fora de casa e chegou a quinta vitória em cinco jogos. A brasileira balançou as redes três vezes. A equipe de melhor campanha no Espanhol lidera o grupo B com 10 pontos.

Mais em Handebol