Siga o OTD

Handebol

Quarta-feira tem artilheira, invictos e líderes na Europa

Em dia movimentado no handebol europeu, Bruna de Paula marca oito pelo Francês, brasileiros lideram na Romênia e na Rússia e Rogério Moraes estreia vencendo na Champions

Bruna de Paula em ação pelo Nantes nessa quarta-feira (Stephane Pillaud- twitter LBE_Officiel)

A tarde dessa quarta-feira (16) foi bastante movimentada no handebol europeu. Diversos brasileiros estiveram em ação pelos campeonatos nacionais da França, Romênia e Rússia e também pela Champions League.

Destaques para Bruna de Paula, artilheira de sua equipe no Campeonato Francês, Rogério Moraes, que estreou na Champions League com vitória, e para a invencibilidade dos times de José Guilherme ToledoRaul Nantes, Henrique Teixeira e Fábio Chiuffa na Romênia.

Preparamos um pequeno resumo com todas as partidas ocorridas no dia e as atuações dos brasileiros. Confira!

Artilheira e dupla invicta

Eleita melhor armadora e MVP na temporada passada, Bruna de Paula segue bem na França. A jogadora foi o destaque dos brasileiros na Europa nessa quarta-feira com oito gols anotados. Mesmo assim, o Nantes, sua nova equipe, foi derrotada para o Metz pelo placar de 35 a 26. Perdendo pela primeira vez, o time da brasileira caiu na tabela e ocupa agora a 7ª colocação do Campeonato Francês.

Ao contrário do que ocorreu com Bruna de Paula, Alexandra Nascimento e Deonise saíram de quadra com a vitória nessa 2ª rodada do Campeonato Francês. Alexandra (3) e Deonise (1) contribuíram com quatro gols na vitória do Bourg de Peage diante do Merignac por 24 a 22. A equipe da dupla brasileira venceu a segunda em dois jogos e ocupa a 5ª colocação na tabela, ficando atrás das outras quatro apenas por conta do saldo de gols.

Em dia de ação dos brasileiros no handebol europeu, Bruna de Paula foi artilheira, Rogério Moraes venceu na Champions e brasileiros lideram na Romênia
Alexandra Nascimento jogando pelo Bourg de Peage (Instagram/liguebutagazenergie)

Quem também terminou a rodada bem na tabela foi o Fleury Loiet, da goleira Gabi Moreschi. A equipe venceu o Toulon por 28 a 22, com 11 defesas da brasileira. A equipe venceu a segunda no campeonato e ocupa a quarta colocação.

Fechando a participação verde-amarela na França, a armadora Ana Paula Belo marcou um gol na derrota do Chambray diante do poderoso Brest Bretagne por 37 a 25. Na 10ª colocação do torneio com um empate e uma derrota, a equipe de Ana Paula é a pior na tabela dentre as outras três com brasileiras no elenco.

Húngaros vencem na França

A quarta-feira definitivamente não foi boa para o Nantes. A equipe de Bruna de Paula perdeu no Campeonato Francês feminino e também na estreia da Champions League masculina. O responsável pela segunda derrota do dia do clube da cidade francesa foi o Veszprém, time húngaro de Rogério Moraes.

A equipe viajou até o noroeste da França, bateu o time da casa por 28 a 24 – com direito a um gol de Rogério – e assumiu provisoriamente a liderança do grupo da maior competição europeia.

Rogério Moraes está no grupo B da Champions League e fará um clássico brasileiro com Thiagus Petrus e Haniel, jogadores do Barcelona. O time da Catalunha estreia nessa quinta-feira (17), contra o HC Motor, da Ucrânia.

Liderança verde-amarela na terra do Drácula

Saindo da França e indo para a Romênia, os quatro brasileiros que estrearam com vitória no Campeonato Romeno de handebol ontem não tiveram tempo para respirar.

Na tarde dessa quarta-feira (16),  José Guilherme ToledoRaul Nantes, Henrique Teixeira e Fábio Chiuffa voltaram às quadras para defender suas equipes na 2ª rodada do Campeonato Romeno. Novamente, obtiveram sucesso, venceram e dividem as três primeiras posições na tabela, sendo separadas apenas pelo saldo de gols.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Mais uma vez, a melhor performance dentre os quatro foi de Raul Nantes, que anotou sete gols na apertada vitória do CSM Bucareste sobre o Resita por 24 a 23. Artilheiro do time no jogo, o brasileiro foi fundamental para que sua equipe chegasse ao segundo triunfo na temporada. Foi o décimo gol de Raul Nantes em duas partidas. Henrique Teixeira, seu companheiro de equipe, acabou não entrando em quadra.

Em dia de ação dos brasileiros no handebol europeu, Bruna de Paula foi artilheira, Rogério Moraes venceu na Champions e brasileiros lideram na Romênia
Raul Nantes em ação (Instagram/nantes.49)

Assumindo a liderança

Mesmo após terminar a 1ª rodada na liderança e vencer pela segunda vez nessa quarta, o time de Raul Nantes e Henrique Teixeira perdeu a liderança do Romeno. Isso porque o Dobrogea Sud, de Fábio Chiuffa, bateu o Magnum Botosani por 30 a 19 na abertura da 2ª rodada e ultrapassou o CSM Bucareste no saldo de gols. Chiuffa, que ontem passou em branco, marcou seu primeiro gol no campeonato.

Quem também chegou a segunda vitória em dois jogos foi o Baia Mare, de José Guilherme de Toledo. O brasileiro voltou a jogar bem e ajudou sua equipe a reverter um placar adverso de 11 a 8 no intervalo diante do Buzau por 25 a 23. José Guilherme anotou dois gols na segunda etapa. A equipe está em terceiro lugar do Campeonato Romeno, seis gols atrás do CSM Bucareste e 11 do Dobrogea Sud.

A volta do Campeonato Romeno vem sendo bastante intensa nesse início. As partidas das três primeiras rodadas ocorrerão na cidade de Sf. Gheorghe, localizada a cerca de 200km da capital Bucareste. A terceira rodada ocorre já na quinta-feira (17). Resita, Focsane e Bazau serão, respectivamente, os adversários de Chiuffa, Raul Nantes e José Guilherme amanhã.

Líder na Rússia

Fechando o tour europeu, Chana Masson segue invicta na Rússia. A experiente goleira brasileira teve boa participação na vitória do CSKA Moscou diante do Stravpol por 37 a 26. Em 27 minutos em quadra, Chana defendeu 25% dos arremessos contra a sua meta, porcentagem melhor do que Elena Utkina, com quem revezou.

O CSKA Moscou segue invicto no Campeonato Russo junto com o Rostóv, de Mayssa Pessoa, que não vem atuando por estar lesionada. A equipe de Chana tem cinco vitórias em cinco jogos, uma a mais que o Rostov.

Mais em Handebol