Siga o OTD

Handebol

Campeonato Espanhol tem início com legião de brasileiros

Das 18 equipes da Liga Asobal, 11 possuem jogadores do país no elenco; Matheus Francisco estreou com vitória nessa terça-feira (8), enquanto que Leonardo Ferrugem saiu com a derrota

Bidasoa Irun, time onde joga Matheus Francisco, estreou com vitória na Espanha (twitter/bidasoairun)

Dois dos 21 brasileiros que disputarão a temporada 2020/21 da Liga Asobal (Campeonato Espanhol de handebol masculino) estrearam com os respectivos clubes nesta terça-feira (8), um com vitória e o outro com derrota. O Bidasoa Irun, de Matheus Francisco, venceu o Morrazo Cangas, enquanto que o Benidorm, do goleiro Leonardo Ferrugem, caiu para o Ademar León.

Rogério Moraes e Isabelle Medeiros gritaram ‘É campeão’ no domingo

A equipe de Matheus Francisco foi dominante durante jogo inteiro, principalmente na parte final do primeiro tempo, quando abriu boa vantagem para jamais ser incomodada. Ao final de 60 minutos, o Bidasoa Irun venceu por 35 a 22 e assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato. O brasileiro não marcou nenhum gol no duelo.

Já a equipe de Leonardo Ferrugem não obteve a mesma sorte. O Benidorm até começou bem abrindo três gols de vantagem, mas cedeu a virada e ficou sempre atrás no placar, perdendo no final por 26 a 22.

Dia cheio

A tarde desta quarta-feira (9) será de bastante ação no Campeonato Espanhol. Sete partidas fecham a rodada, muitas delas com a presença de brasileiros.

Das 14 equipes que entrarão em quadra, nove possuem jogadores do Brasil no elenco. Somados ao Bidasoa Irun e o Benidorm, um total de 61% dos times espanhóis possuem atletas brasileiros.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Confira uma lista com todos os jogadores do país que estarão em ação por suas respectivas equipes no Campeonato Espanhol amanhã e durante toda a temporada 2020/21.

  • Logroño: Rangel, Gabriel Ceretta, Oswaldo, Rudolph
  • Puente Genil: Alan, João Pedro e Anderson
  • Puerto Sagunto: Diogenes, Roney e Tchê
  • Barcelona: Haniel e Thiagus Petrus
  • Ceres: Guilherme Leonel e Matheus Lennon
  • Huesca: Rodrigo
  • Cuenca: Leonardo Dutra e Thiago Ponciano
  • Atlético Valladolid: Arthur Patrianova
  • Quabit Guadalajara: Arthur William
Ao todo, 22 atletas do Brasil integram 12 das 18 equipes da primeira divisão espanhola; Bidasoa Irun, time de Matheus Francisco, estreia com vitória Leonardo Ferrugem Benidorm
O Barcelona, de Haniel e Thiagus Petrus, é o grande favorito no Campeonato Espanhol de handebol masculino (Divulgação/Barcelona)

Primeira ou segunda rodada?

Como dito, Matheus Francisco e Leonardo Ferrugem fizeram a estreia hoje no Campeonato Espanhol, mas as partidas que disputaram foram válidas pela segunda rodada da competição.

Prevista para acontecer na semana passada, os jogos da primeira rodada foram cancelados por conta do coronavírus.

A partida de estreia envolveria Abanca Ademar e Bidasoa Irun, mas a equipe rival de Matheus Francisco emitiu um comunicado dizendo que um dos jogadores do elenco testou positivo para Covid-19.

De acordo com o Abanca Ademar, o jogador fez uma contraprova que deu negativo, mas os organizadores do Campeonato Espanhol optaram por adiar toda rodada de estreia mesmo assim.

Mais em Handebol