Siga o OTD

Handebol

Patrícia Matieli faz treinos ‘alternativos’ na quarentena

Em quarentena obrigatória, a jogadora de handebol da seleção brasileira está na Polônia e não sabe quando poderá regressar ao Brasil

Patrícia Matieli Handebol
Jogadora da seleção brasileira, Patrícia atua no handebol polonês desde 2015 (Facebook/MKS Zaglebie Lubin)

A jogadora Patrícia Matielli atua no handebol da Polônia desde 2015, quando deixou a equipe de São Bernardo. Entrando em seu quinto ano no país, a atleta da seleção brasileira veste a camisa do MKS Zagłębie Lubin, atual vice-líder da principal competição nacional e finalista da Copa local. Sem jogos por causa da pandemia de coronavírus, a central está em isolamento obrigatório e fazendo treinos “alternativos” em sua residência.

+ Jaque e Ellen participam de aula de zumba online aberta aos fãs

“Aqui na Polônia, só podemos sair de casa para ir ao mercado ou farmácia e o descumprimento disso acarreta em multa. Com isso, tive que adaptar meus treinos dentro de casa, mas não consigo obter a mesma intensidade. Hoje, tenho que usar as escadas do meu prédio e os meus pesos são galões de água. Tento manter uma rotina parecida com a do meu dia a dia”, contou Patrícia, em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia.

Chegada ao handebol polonês

Jogadora de handebol Patrícia Matieli
Patrícia presenteada por seu clube no dia de seu aniversário (Facebook/MKS Zaglebie Lubin)

Patrícia chegou à liga polonesa contratada pelo Vistal Gdynia, conquistando o campeonato local na temporada 2016/17. Em 2020, a jogadora entrou em quadra pela última vez no dia 16 de março, na semifinal da Copa da Polônia, quando seu time venceu o Ruch Chorzów, por 34 a 23, e se classificou para a decisão. Antes disso, no dia 6 do mesmo mês, ganhou do Elblag pelo campeonato polonês, por 35 a 28, fechando na vice-liderança antes da paralisação.

“Apesar de não ser umas das principais do mundo, a liga polonesa tem um bom nível. Desde quando cheguei aqui, me surpreendi bastante. Gosto muito de viver na Polônia e, apesar da dificuldade da língua, a qualidade de vida é muito boa. Me sinto bem adaptada ao país”, disse a atleta, que ganhou dois campeonatos brasileiros por São Bernardo, em 2014 e 2015, antes de se aventurar na Europa.

Paralisações e seleção brasileira

Jogadora de handebol Patrícia Matieli
Patrícia foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019 (abelardomendesjr/rededoesporte)

Com os torneios suspensos há menos de um mês devido ao coronavírus, Patrícia não conseguiu deixar o país. “A preocupação é grande, estamos passando por um momento muito difícil por conta da pandemia, alterando o nosso dia a dia completamente. Tenho tentado fazer a minha parte, ficando em casa, me cuidando. No momento estou na Polônia, não tenho previsão de quando poderei voltar ao Brasil”, afirmou a central.

Se não houvesse a interrupção do calendário, Patrícia teria participado de uma fase de treinos com a seleção brasileira, de 19 a 30 de março, em Portugal, e se preparando para a final de um torneio pelo clube, no dia 16 de maio. “No momento, a liga polonesa foi cancelada, mantendo as posições da última rodada realizada. Ficamos sabendo há alguns dias que a final da Copa da Polônia, que ocorreria em maio, será realizada uma semana antes do reinício da Liga”, contou a atleta.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Vestindo a camisa do Brasil, a jogadora participou do 24º Campeonato Mundial de Handebol Feminino, disputado em Kumamoto, no Japão. Com uma campanha de três vitórias, um empate e três derrotadas, a equipe comandada pelo técnico espanhol Jorge Dueñas ficou com a 17ª posição, uma acima da edição anterior, em 2017, quando terminou em 18º. Ainda em 2019, Patrícia foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima.

Mais em Handebol