Siga o OTD

Handebol

Brasil supera Porto Rico e consolida vaga nas semifinais

A seleção brasileira de handebol feminino continua invicta no Pan-Americano após vencer Porto Rico por 40 a 15. As equipes se enfrentaram pela última partida da fase de grupos do torneio. No duelo, o Brasil mostrou mais uma vez a superioridade que havia demonstrado nos triunfos sobre Estados Unidos, Colômbia e Paraguai.

Depois de vencer Estados Unidos, Colômbia e Paraguai, as brasileiras entraram em quadra confiantes. Com cinco minutos de jogo, Dayane já havia marcado os três únicos gols da partida. As atuais campeãs se mantiveram firmes e apostaram nos contra-ataques para garantir a vantagem no primeiro tempo. Apesar de erros de passe no ataque, as brasileiras chegaram aos 15 minutos de jogo com uma diferença de seis pontos sobre as adversárias, vencendo por 9 a 3.

A equipe foi efetiva em 9 dos 9 contra-ataques realizados durante a primeira etapa. Além isso, seis dos pontos foram marcados da linha dos seis metros, apenas um a sete metros e um a nove metros. No intervalo, as brasileiras venciam por 17 a 5. As portorriquenhas, por sua vez, desperdiçaram 9 dos 10 chutes a 9 metros que tentaram, e conseguiram apenas um contra-ataque durante os primeiros 30 minutos.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com contra-ataques efetivos por parte do Brasil. As jogadoras ampliaram o placar para 19 a 5 em dois minutos de jogo. Quando o cronômetro chegou aos 5 minutos, o Brasil já vencia por 21 a 6. Com a entrada de Mariana Costa, o ritmo dos ataques diminuiu e a seleção passou a trabalhar mais a bola ofensiva. Aos 10 minutos de jogo, as comandadas de Sergio Graciano venciam por 25 a 8.

Aos 20 minutos de jogo, a diferença entre as duas equipes era de 20 pontos. As brasileiras evitavam se desgastar e passaram a segurar mais a bola. Porto Rico, por sua vez, tentava marcar. No entanto, a equipe tinha dificuldades de passar pelo forte bloqueio brasileiro.

A partida terminou com o triunfo brasileiro por 40 a 15. Com o resultado, o Brasil se consolidou como o primeiro colocado do Grupo A, já com vaga garantida nas semifinais.

Gols do Brasil: Bruna de Paula (1); Samira Rocha (5); Tamires Araújo (5); Ana Paula (3); Jéssica Quintino (5); Tamires Costa (2); Amanda Caetano (3); Dayane Pires (5); Deonise Fachinello (1); Marian Costa (artilheira da partida, com sete gols); e Patrícia Silva (3).

Fala, treinador!

O técnico Sérgio Graciano se mostrou satisfeito com o desempenho de suas comandadas. Segundo ele, a equipe soube se adaptar ao estilo de jogo de Porto Rico.

““Fizemos duas parciais muito boas, de novo conseguindo diminuir a quantidade de gols tomados na segunda. Tivemos bom nível de concentração e conseguimos anular o ponto forte delas: hoje, era pra termos mais trabalho no um contra um do que na partida contra o Paraguai porque (Porto Rico) tem jogadoras fortes fisicamente, mas soubemos adiantar a marcação”, afirmou.

De acordo com a armadora Duda, a seleção precisa trabalhar mais o trabalho em equipe em partidas difíceis.

“Nossa defesa, como sempre, está muito forte, ativa, como o técnico pede. E na frente, nossas pontas estão muito bem. A única coisa é que precisamos saber jogar bem coletivamente em jogos difícieis porque quando complica, queremos partir para o individual”, apontou.

Semifinais

O Brasil fechou a primeira fase com oito pontos na liderança do grupo A. O adversário das brasileiras na próxima fase será o Uruguai. A equipe foi vencida pela Argentina por 29 a 17 e ficou na segunda posição do Grupo B. Com o triunfo, as argentinas ficaram com a primeira posição do grupo B, com

As hermanas, por sua vez, enfrentam o Paraguai, que ficou na segunda colocação do grupo A, com seis pontos. A seleção brasileira volta a quadra no próximo sábado (24), a partir das 16h, pelo Pan-Americano de Handebol Feminino. A outra semifinal acontece no mesmo dia, a partir das 18h.. Clique aqui e assista ao duelo entre Brasil e Porto Rico na íntegra.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Handebol