Siga o OTD

Handebol

Brasil bate Paraguai e mantém invencibilidade no Pan

Após duas vitórias tranquilas no Campeonato Pan-Americano de handebol feminino, a seleção brasileira enfrentou dificuldades no primeiro tempo da partida contra o Paraguai nesta terça-feira (20). Ainda assim, a vitória por 29×15 foi mais do que suficiente para assegurar a supremacia no grupo, já que as paraguaias vinham de vitória sobre a Colômbia. Clique no vídeo acima para ver ao vivo Brasil x Paraguai na íntegra!

O Paraguai abriu o placar com dois arremessos de sete metros em ataques seguidos e fez 3×0 em um contra-ataque com menos de dois minutos de jogo. Com oito minutos o Brasil continuava em desvantagem no placar, perdendo por 4×2 – com o Paraguai tendo perdido mais dois tiros de sete metros.

Aos 13 minutos o treinador brasileiro Sérgio Graciano pediu tempo quando o Paraguai abriu 7×4. As adversárias levavam vantagem nas fintas individuais, principalmente por parte de Faria e Acuna, e estavam carregando o Brasil de amarelos e punições de dois minutos.

A goleira do Paraguai, Estaque, se destacava e aos 19 minutos ela defendeu mais uma cobrança de sete metros do Brasil, mantendo o placar em 9×7. Seis minutos depois, o placar era de apenas 10×8 para o Paraguai, com a defesa brasileira se ajustando ao jogo de infiltrações e movimentações com a pivô do Paraguai, Fiore, mas não conseguindo fazer seus próprios gols, apesar de Deonise fazer bela partida.

O Brasil chegou ao empate por 12×12 aos 28 minutos do primeiro tempo após Samira marcar no contra-ataque, após Ana Paula chamar a responsabilidade nos ataques finais. Jessica Quintino acertou um belo arremesso com efeito da ponta direita no final do período e o Brasil foi para o intervalo com vantagem, 13×12.

O segundo tempo começou com as duas seleções sem conseguir ser efetivas no ataque, com o placar sendo de apenas 15×13 para o Brasil aos nove minutos. Mérito também para as goleiras Jéssica e Estaque, que engoliam as atacantes com defesas cruciais.

Aos 12 minutos o Brasi conseguiu abrir a maior vantagem da partida, com 18×13. A seleção paraguaia aparentava cansaço, enquanto as brasileiras, que alternaram as atletas em quadra, aumentavam a diferença no contra-ataque. Além disso, Estaque, que se destava no gol do Paraguai, saiu do jogo, após uma pancada no olho.

Aos 18, o Brasil já havia disparado e aberto 11 gols de vantagem. O Paraguai não conseguia correr atrás das brasileiras, que faziam a festa nos contra-ataques, principalmente pelas pontas. A partir daí, o time brasileiro apenas administrou a vantagem.

Sérgio Graciano, técnico da seleção, destacou o poder de superação da equipe. “É um grupo maduro, com jogadoras acostumadas a esse tipo de situação em seus clubes e na seleção também. Sabíamos que se encaixássemos a defesa íamos superar as dificuldades. Elas foram frias e conseguiram reverter. O time do Paraguai é muito rápido, menor que o nosso. Coloquei uma defesa mais leve e voltamos a jogar como é para ser.”

A pivô Tamires Morena analisou o confronto. “No primeiro tempo, não tivemos paciência na defesa; quisemos antecipar as jogdas e acabamos perdendo no um contra um. Depois, nos ajudamos mais no meio, com profundidade, sem esperar a adversária nos seis metros. Passamos a finalizar com mais tranquilidade.”

Gols do Brasil: Bruna de Paula (1); Samira Rocha (5); Dani Joia (1); Tamires Araújo (2); Ana Paula (2); Jéssica Quintino (artilheira do jogo, com 8); Tamires Costa (2); Duda (2); Amanda Caetano (1); Mayara (1); Dayane (1); Deonise (3).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol