Siga o OTD

Handebol

Brasil passa fácil pelo Chile na estreia do Quatro Nações

Foi só o começo de uma nova trajetória para a Seleção Feminina de Handebol e o resultado já foi bastante positivo. Na estreia do III Torneio Quatro Nações, nesta sexta-feira (9), em São Bernardo do Campo (SP), o primeiro compromisso comandado pelo técnico interino Sérgio Graciano, a equipe mostrou muita qualidade e garantiu um placar elástico contra o Chile: 40 a 13 (19 a 8 no primeiro tempo).

Com uma estratégia diferenciada, o treinador decidiu deixar de fora cinco jogadoras com uma larga história no time, como a goleira Bárbara Arenhart e a armadora Eduarda Amorim. Ao investir em algumas atletas mais jovens e que estão em busca de um posto na Seleção, ele acertou em cheio. Mesmo diante das adversárias que cometeram vários erros de finalização durante a partida, a energia brasileira foi a mesma do começo ao fim.

Além de dar chance à várias novas convocadas, Graciano também fez um bom rodízio durante o jogo e o sistema acabou por surpreender. A defesa foi um fator primordial, conforme explicou o próprio Graciano. “É importante que elas acreditem em um trabalho defensivo um pouco mais forte, mais flutuante. O primeiro tempo foi bem tímido, mas no segundo elas conseguiram trabalhar com mais profundidade e roubar muitas bolas. Essa é a proposta para que possamos fazer gols mais fáceis de contra-ataque”, explicou.

Amanhã, às 18h45, o Brasil enfrenta a República Dominicana, que hoje sofreu uma derrota para Portugal por 26 a 13. Graciano espera algumas características diferentes das próximas adversárias. “Nos treinamentos que fizemos, dividimos as atletas em diferentes equipes e cada uma delas é responsável por ter algumas ações ofensivas e todas precisam de profundidade defensiva. Foi o que treinamos e vamos seguir até o final do torneio. Vimos um time alto, um pouco mais lento da República Dominicana com relação ao Chile. Acho que vai facilitar. Vamos ter que fazer uma defesa flutuada para tirar os arremessos de fora e acho que vai somar ao nosso jogo de transição.”, acrescentou o técnico.

As duas goleiras que jogaram contra o Chile, Jéssica Oliveira e Gabriela Moreschi, tiveram uma atuação fundamental para o Brasil. Jéssica, que joga em São Bernardo, fez uma avaliação positiva sobre o início do trabalho. “Todo recomeço é um pouco difícil, mas acho que também necessário. Acho que vamos conseguir fazer isso bem. O Graciano está colocando muita confiança em todas. Os treinos estão indo bem taticamente e ele está dando mais volume para todas. Tem tudo para dar certo. O jogo foi bom. Conseguimos colocar em prática tudo o que ele passou.”

Para o técnico do Chile, Ignácio Aniz Legarra, a equipe falhou em muitos aspectos contra o Brasil. “Perdemos uma grande oportunidade. Era um marco incomparável para nós essa partida, não havia nada a perder, tínhamos que desfrutar e tínhamos que tentar ir mais a gol e não fizemos. Tínhamos que defender duro, tentar interceptar passes e também não fizemos. Logicamente se não se sai para o gol e não se imobiliza na defesa o placar termina com uma diferença tão grande. Brasil é uma equipe que está a alguns patamares acima, mas temos que fazer nosso jogo. É uma boa experiência, mas temos que ser conscientes do nível que estamos.”

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol