Siga o OTD

Handebol

Técnico espanhol assume Seleção feminina em agosto

A seleção brasileira feminina de handebol será comandada por um espanhol no ciclo olímpico 2017/2020: Jorge Dueñas fechou acordo com a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e assumirá o novo cargo em agosto, quando encerrar seu contrato com a Federação Espanhola. Mas o técnico já está no Brasil nesta semana, para acompanhar o III Torneio Quatro Nações, cheio de motivação frente ao novo desafio.

“Treinar uma seleção como o Brasil é muito motivante. São campeãs mundiais e ficaram perto da medalha nos Jogos do Rio. O handebol no País continua tendo possibilidades de conquistar resultados muito expressivos. Claro que agora é um período de transição e talvez isso demore, mas vamos continuar na elite, brigando por medalhas. Esse momento de formar a equipe é muito importante e pode ser determinante.”

Atualmente, Dueñas está à frente da seleção júnior da Espanha. No entanto, dirigiu a adulta por anos, tendo conquistado bronze no Mundial do Brasil-2011 e nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Na Olimpíada do Rio de Janeiro, no ano passado, ficou em sexto, em campanha que teve as brasileiras como uma das adversárias. Acostumado a enfrentar as sul-americanas, agora estará do outro lado.

Dueñas já planeja como quer trabalhar e sua principal ideia é melhorar a defesa. “Quero que o Brasil tenha uma defesa mais ativa, com mais chances de recuperar a bola e construir contra-ataques. E no ataque, gosto de explorar as melhores qualidades individuais. Mas o meu estilo de jogo será adequado, também, às características de cada jogadora.”

O Brasil se tornou uma potência do handebol feminino nos últimos anos, tendo conquistado o título mundial em 2013. O espanhol vê o País com potencial para continuar nesse patamar e quer aproveitar todos os talentos que tiver à disposição, para que mais atletas joguem em alto nível e todas tenham as mesmas chances e a mesma importância dentro de quadra.

“Em todos os campeonatos, chegamos à fase final e como um dos favoritos. Precisamos aproveitar o que foi construído até aqui e explorar esse potencial que temos com novas jogadoras nessa fase de transição. Se temos 16 na equipe em um campeonato, todas precisam participar do jogo, não só nove ou dez, para que, na sétima partida, todas estejam em iguais condições.”

O próximo compromisso da seleção brasileira será neste fim de semana: o III Torneio Quatro Nações, competição preparatória para o Pan-Americano de Buenos Aires, na Argentina, de 18 a 25 de junho. A estreia será nesta sexta-feira (9), contra o Chile, às 21h (de Brasília), no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo. Nos dois campeonatos, a equipe nacional estará sob o comando do treinador interino Sérgio Graciano.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol