Siga o OTD

Handebol

Técnico da seleção, Washington Nunes analisa Jogos Escolares

Após a competição, treinador volta suas atenções para o Mundial masculino

Divulgação/COB

A renovação de atletas tem sido uma marca do handebol brasileiro nos últimos anos e uma das explicações para o crescimento da modalidade no país é a detecção de talentos em torneios nacionais, como os Jogos Escolares da Juventude.

Nesta edição, que está sendo realizada em Natal (RN), a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) enviou o técnico da seleção masculina adulta, Washington Nunes, e a diretora técnica das categorias de base, Lucila Vianna, para observar os destaques da maior competição estudantil do país, que reúne jovens de 12 a 17 anos até o próximo domingo, dia 25.

“Nosso olhar está direcionado para posições específicas do jogo e para necessidades físicas ou de mobilidade. Às vezes, observamos um menino que ainda não está pronto, mas sabemos que precisamos investir nele porque daqui três anos ele vai superar todo mundo. Estamos tentando mudar o perfil dos nossos goleiros, que são muito bons há algum tempo, mas têm 1,92m ou 1,93m de altura. Na equipe juvenil, por exemplo, já temos três com 2,02m. Buscamos também atletas canhotos, o que não é tão comum nas categorias de base, e pivôs defensores”, diz Washington Nunes, que foi auxiliar técnico da seleção brasileira em três Jogos Olímpicos: Atlanta 1996, Pequim 2008 e Rio 2016.

Desde 2005, a CBHb organiza uma série de acampamentos para seguir de perto as promessas do handebol brasileiro nas categorias infantil (13 e 14 anos), cadete (15 e 16) e juvenil (17 e 18). Mas, a partir de 2017, em parceria com os Correios, o projeto foi ampliado.

“Os acampamentos agora são estaduais. Selecionamos os cinco melhores jogadores de cada posição e os melhores integram uma lista de 150 nomes. Depois, filtramos 66 para o acampamento nacional e, em seguida, 21 para a seleção nacional. Temos visto um crescimento vertiginoso dos meninos, o que vai nos garantir uma renovação mais rápida”, afirmou o treinador.

Do elenco que participou dos Jogos Olímpicos de 2016, quatro atletas participaram do acampamento promovido pela CBHb em 2013: João Silva, Zé Toledo, Leo Santos e Haniel Langaro. Ou seja, em três anos, o quarteto passou da seleção juvenil para representar a seleção brasileira no Rio de Janeiro.

Após os Jogos Escolares, Washington Nunes retorna a São Paulo e direciona seu foco para o Mundial de Handebol, que ocorre entre 10 e 27 de janeiro de 2019, na Alemanha e na Dinamarca. A preparação para o torneio já está definida.

“Viajamos para a Noruega no Natal (25 de dezembro) e iniciamos uma fase de treinamentos a partir do dia 26, quando haverá a definição dos 16 que jogarão o Mundial. Vamos disputar um torneio preparatório muito forte entre 3 e 6 de janeiro, contra Holanda, Islândia e Noruega. Depois, embarcamos para Berlim, onde treinamos até o dia 10. Acredito que faremos um torneio muito bom.”

O Brasil está no Grupo A, com França, Rússia, Alemanha, Sérvia e Coreia (combinado de atletas das Coreias do Sul e do Norte). A estreia contra a França está marcada para 11 de janeiro, na capital alemã.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Mais em Handebol