Siga o OTD

Halterofilismo

Gustavo de Souza bate recorde no encerramento do Circuito Nacional

O recordista do Rio de Janeiro, Gustavo de Souza e o mineiro Mateus Assis, da quebraram mais dois recordes. O grande destaque foi o carioca que bateu sua marca ao levantar 246kg

Gustavo de Souza - Circuito Nacional
Foto: Alexandre Schneider

A primeira fase do Circuito Nacional de halterofilismo foi encerrada na manhã deste domingo (24), a competição foi realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O dia de hoje foi marcado com mais duas quebras de recordes nacionais, na categoria de 107kg. Gustavo foi quem se destacou ao conseguir aumentar 14kg. Ao mesmo tempo, Mateus Assis também bateu sua marca ao levantar 218kg. Sendo assim, o Brasil bateu ao todo sete recordes nacionais, quatro ontem no feminino e mais dois hoje no masculino. 

Com apenas 24 anos, o carioca conseguiu levantar 235kg já na primeira fase, deixando para trás seu próprio recorde nacional de 232kg levantados no Meeting Paralímpico do Rio de Janeiro. No segundo levantamento, o halterofilista conseguiu 241kg. Por fim, levantou 246kg na terceira etapa. As três fases foram realizadas com sucesso, e elevou sua marca do ano passado em 14kg.

Com esse recorde, Gustavo alcança o iraniano Mahdi Sayadi, que ocupa o segundo lugar no ranking mundial de 2023 após o Mundial de Dubai, no mês de agosto.

Crescimento de Gustavo de Souza

O carioca, já era o atleta paralímpico brasileiro a suportar mais peso. Em abril do ano passado, ergueu 220kg no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa. Além disso, Gustavo também já participou de competições internacionais, como o Mundial de halterofilismo em Dubai e o os Jogos Parapan-Americano de Santiago. 

“O ano passado tive minhas primeiras viagens internacionais, minhas primeiras impressões no alto nível mundial. Sem essas viagens, eu não seria quem eu sou hoje. Isso permitiu aprimorar o talento que eu tenho e me trouxe muito aprendizado”, avaliou Gustavo. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Segundo recorde do dia

O outro brasileiro recordista do dia foi Mateus Assis, que bateu sua marca no terceiro levantamento ao suportar 218kg, aumentando 2kg. O seu último recorde foi em 2022, quando levantou 216kg.

“Eu venho tentando esse índice há algum tempo e estou muito feliz de ter saído aqui. Há duas semanas, eu tentei esse peso, mas não havia saído. Alcançar essa meta agora é uma grande felicidade. Eu estava um pouco nervoso, mas isso faz parte. Quando fico nervoso desse jeito, significa que tudo vai dar certo”, disse o Mateus.

Mais em Halterofilismo