Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Nadadora de 13 anos fatura cinco ouros no Meeting de Aracaju

Helena Carilho ganhou os 50m livre, 100m livre, 100m costas, 400m livre e 200m medley da classe S8 no Meeting Paralímpico de Aracaju

Helena Carrilho
Helena Carilho ganhou os 50m livre, 100m livre, 100m costas, 400m livre e 200m medley da classe S8 no Meeting Paralímpico de Aracaju (Jorge Henrique/CPB)

A jovem nadadora sergipana Helena Carrilho, de apenas 13 anos, conquistou cinco medalhas de ouro na classe S9 (limitação físico-motora) durante Meeting Paralímpico de Aracaju, Sergipe, realizado neste domingo. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Foi meu primeiro Meeting e estou muito feliz porque a natação virou a minha vida. Entrar no Movimento Paralímpico foi uma coisa fantástica que aconteceu para mim”, afirmou Helena Carrilho. A garota, que teve a perna esquerda amputada, aos 8 anos, por causa de um câncer, é aluna do Centro de Referência do CPB em Aracaju. Em sua primeira participação no evento, ela subiu ao lugar mais alto do pódio nas provas 50m livre (39s60), 100m livre (1min30s73), 100m costas (1min56s79), 400m livre (7min42s85) e 200m medley (4min37s68). 

Apesar de ser estreante em Meetings, Helena Carrilho já participou da Fase Nacional das Paralimpíadas Escolares, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e também do Camping Escolar Paralímpico, projeto do CPB que proporciona rotina de alto rendimento a jovens talentos, de 12 a 17 anos, do paradesporto nacional.

Halterofilismo

No halterofilismo, destaque para o paraibano Ailton de Souza, da categoria até 80 kg, que suportou 190 kg nesta manhã. O resultado lhe garantiu a medalha de ouro e seria a nona marca no ranking específico para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024, caso fosse válida para tal finalidade.

Campeão do Parapan de Santiago-2023, Ailton participou de todas as competições obrigatórias no caminho dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Atualmente, ele ocupa a 11ª posição do ranking para o megaevento na capital francesa, com 187kg levantados na Copa do Mundo de Dubai, no início do mês. Para se classificar aos Jogos, o paraibano necessita estar entre os oito melhores e não ter nenhum brasileiro à sua frente, pois cada nação só pode ter um competidor por categoria. O catarinense Ezequiel Correa está em 10º, com 188kg também registrados em Dubai. Já o oitavo colocado é o britânico Matthew Harding (192kg). 

Ailton ainda tem mais uma chance para fazer uma marca que o coloque entre os oito melhores do ranking Paris. Ele vai disputar a etapa da Copa do Mundo de Tbilisi, na Geórgia, no final de junho. “Ter levantado os 190 kg mostra que estou no caminho certo, mas eu vou em busca de uma marca melhor na Geórgia para ir aos Jogos. Esse é o meu foco”, disse o halterofilista, 39, que teve paralisia infantil e sofreu uma atrofia em sua perna esquerda. No Meeting , ele representou o clube CCF, de Aracaju. 

Atletismo

Já no atletismo, Jéssica Oliveira Dantas, 11, da classe T47 (deficiência nos membros superiores) competiu em três provas sub-14 e também subiu ao lugar mais alto do pódio em todas: 60m (10s68), 100m (17s98) e salto em distância (3,70m). 

As disputas deste domingo foram acompanhadas pelo diretor de Esportes de Alto Rendimento do CPB, Jonas Freire, e pela secretária de Estado do Esporte e Lazer de Sergipe, Mariana Dantas. “Para nós, do CPB, é muito importante termos competições em todas as capitais do Brasil, com a oportunidade de descobrir novos talentos em cada canto do país”, analisou Jonas.

“Estamos muito felizes e é gratificante para o nosso estado receber um evento como o Meeting, com a junção do esporte de base e de alto rendimento. É um trabalho de fomento no paradesporto local e que só tende a crescer. Os jovens têm a oportunidade de compartilhar as mesmas arenas com seus ídolos. E os mais experientes conseguem entender como eles são inspiradores”, concluiu a secretária Mariana Dantas. O Meeting Paralímpico voltará a ser realizado nos dias 6 e 7 de abril, com disputas em Palmas (TO) e Recife (PE). 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Paralimpíada Todo Dia