Siga o OTD

Santiago 2023

Mariana D’Andrea dedica ouro no halterofilismo do Parapan ao pai

Mariana D’Andrea dedica a medalha de ouro que ganhou no Parapan de Santiago para seu pai que morreu em agosto deste ano

Mariana D'Andra segura a medalha de ouro que conquistou nos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023
(Foto: Marcello Zambrana/CPB)

Atual campeã paralímpica e mundial da sua categoria, Mariana D’Andrea chegou aos Jogos Parapan-Americanos de Santiago como favorita ao ouro. Como esperado, a brasileira confirmou a expectativa e terminou em primeiro lugar, para o orgulho de seu maior torcedor: seu pai, que faleceu em agosto deste ano e que era um dos principais incentivadores da carreira da atleta.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O Parapan de Santiago foi a primeira competição internacional de Mariana D’Andrea desde que perdeu o seu pai. Ele faleceu em agosto, alguns dias depois que sua filha se tornou campeã mundial. A atleta se emocionou no pódio ao lembrar dele. “Foi uma emoção muito grande porque quando subi no pódio para receber a medalha, sei que nessa hora ele estava assistindo, tirando um monte de foto, todo feliz e empolgado. Agora sei que lá de cima ele tá vendo esse momento”, disse a halterofilista em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.
+ Mariana D’Andrea quebra recorde e leva o ouro em Santiago
+ Lucas dos Santos comemora aniversário com ouro no Parapan
+ Brasil abre campanha no Parapan com seis medalhas na natação
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

A última competição de Mariana D’Andrea que seu pai viu foi o Campeonato Mundial deste ano, onde a atleta finalmente se tornou campeã mundial, após levar duas medalhas de prata anteriormente. Depois da perda, Mariana continuou treinando para buscar o ouro em Santiago. “Após eu ser campeã mundial, eu não deixei de treinar porque eu sei que ele não queria ver a filha dele triste. Então eu treinei bastante para continuar dando muito orgulho para ele”, disse a atleta. “Não foi um momento fácil. Então essa medalha eu dedico para ele. Eu tô chorando muito é de saudade mesmo, não é de tristeza porque ele não ia querer ver a filha dele aqui triste”, completou

Mariana sem limites

Mariana D’Andrea começou a praticar halterofilismo em 2015, após o seu técnico, Valdecir Lopes, a ver um dia na rua e a convidar para treinar. “Eu sou muito grata a ele, por tudo que ele fez e ainda faz por mim e por ter insistido desde o comecinho, quando eu não queria treinar e ele ia me buscar. Ele sempre foi um paizão para mim, sempre me incentivando quando eu não queria continuar ou sentia alguma dor. Após a perda do meu pai também, ele tem dado todo apoio e suporte que eu preciso e está do meu lado”.

Mariana D'Andrea comemora após ganhar o ouro nos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023
(Foto: Marcello Zambrana/CPB)

Atual recordista mundial na categoria até 79kg, Mariana D’Andrea tentou quebrar a sua marca nos Jogos Parapan-Americanos, tentando levantar 152kg. Ela não conseguiu validar a tentativa em Santiago, mas vislumbra levantar muito mais no futuro. “A Mariana não tem limites. Meu treinador sempre fala que nunca sabe onde eu consigo chegar, no limite de peso. Minha melhor marca é 151kg e pretendo fazer muito mais”, afirmou a atleta.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023