Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Mariana D’Andrea quebra recorde e leva o ouro no Parapan

Mariana D’Andrea quebre recorde dos Jogos Parapan-Americanos para levar o ouro em dobradinha com Caroline Fernandes

Mariana D'Andrea, Caroline Fernandes e atleta dominicana no pódio dos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023
(Foto: Marcello Zambrana/CPB)

Principal nome do Brasil no halterofilismo paralímpico, Mariana D’Andrea confirmou o favoritismo para levar a medalha de ouro na categoria 73kg/79kg nos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023. A ituana levantou 141kg para quebrar o recorde das Américas e o da competição. O Brasil ainda teve outras duas atletas na prova com Caroline Fernandes levando a medalha de prata e Angela Teixeira terminando na quinta colocação
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Mariana D’Andrea iniciou sua participação na final estabelecendo um novo recorde dos Jogos Parapan-Americanos dos 73kg, levantando 130kg. O recorde anterior era de 125kg, estabelecido pela mexicana Pérla Barcenas nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015. Na segunda rodada, a brasileira aumentou o seu recorde da competição, com 135kg. Fechando a final, Mariana D’Andrea pediu 141kg e assim quebrou recorde das Américas da categoria até 73kg. Já campeã da prova, a atleta foi para o recorde mundial no powerlift, mas não completou seu movimento na tentativa para 152kg.
+ Lucas dos Santos comemora aniversário com ouro no Parapan
+ Brasil abre campanha no Parapan com seis medalhas na natação
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Caroline Fernandes começou a competição acertando sua tentativa para 113kg. Em seguida, a mineira pediu 117kg, conseguindo completar novamente seu levantamento. Para fechar a prova, Caroline Fernandes tentou levantar 123kg, mas não conseguiu, ficando com a marca anterior. Na disputa pela prata, a brasileira superou Josefina Zoraida, da República Dominicana, por apenas um quilo. A dominicana levou o bronze com 116kg.

Angela Teixeira acertou sua tentativa para 101kg na primeira rodada da final. Logo depois, a atleta foi para 105kg. Angela não completou o movimento na tentativa inicial, mas conseguiu erguer o halter na última rodada para ficar com a marca e terminar a prova na quinta posição.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia